Nesta terça-feira (23), mesmo após o cancelamento da audiência pública que trataria da taxa da Cosip – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública, a Câmara de Vereadores, devido ao grande número de moradores do interior do município, realizou uma reunião para discutir o tema. Os secretários municipais Enalto de Oliveira Gondrige (Fazenda e Planejamento) e Delfim Roque Girardi (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) participaram do debate.
Após a reunião o secretário municipal da Fazenda e Planejamento, veio até a redação da Gazeta e falou para a nossa reportagem que nesta segunda-feira (29) o executivo municipal estará encaminhando um projeto de lei que tratará da redução de 30% da taxa da Cosip para os consumidores da classe Rural. O PL também vai autorizar a Celesc a fazer a cobrança de apenas uma unidade medidora (contador) naquelas propriedades que possuem mais de um medidor.
Enalto explicou ainda que a cobrança da taxa da Cosip é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, afirmando que a mesma não autoriza que a Prefeitura de algum tipo de isenção ao consumidor.
Segundo o secretário, a Prefeitura gasta hoje R$ 250 mil para a Celesc somente para manter a atual iluminação pública que precisa urgentemente de investimentos para a modernização do sistema.