Na manhã desta quarta-feira (20), na UPA do Jardim América/Unidade Covid-19, iniciou a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 em Mafra.
A vacina é a Sinovac e será aplicada no público-alvo que compreende trabalhadores de saúde. Às 11h também houve a vacinação simbólica de outro profissional da saúde no Hospital São Vicente de Paulo.
Neste primeiro momento foram destinadas ao município 498 doses. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã da terça-feira (19), a quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que será enviada para as 17 regionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com a distribuição, a expectativa é que 68.121 pessoas receba a vacina na primeira remessa.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no total foram recebidas 144.040 doses da CoronaVac nesta segunda-feira, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.
As unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Joinville, Florianópolis e Blumenau vão receber o maior número de doses. No entanto há municípios que vão receber menos que 15 imunizantes como: Painel, Brunópolis e Doutor Pedrinho.
Os números divulgados pela SES são estimativas de pacientes a serem vacinados em cada grupo e não incluem um adicional de aproximadamente 5% a ser enviado às regionais, que corresponde à perda operacional já esperada em campanhas de vacinação.
Veja a distribuição por municípios da região de Mafra
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que as vacinas recebidas até agora serão aplicadas da seguinte forma:
- Idosos que moram em instituições de longa permanência: 6.026 pessoas
- População indígena: 7.710 pessoas
- Trabalhadores da saúde: 54.385 pessoas
- Total: 68.121 pessoas
É preciso lembrar que cada um precisa receber duas doses.
Grupos
Confira abaixo quais grupos fazem parte desta primeira fase da vacinação contra Covid-19:
- Primeiro: trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. População estimada deste grupo é de 426.678 pessoas em todo o estado.
- Segundo: pessoas de 60 a 74 anos. População estimada deste grupo é de 844.644 pessoas em Santa Catarina.
- Terceiro: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença. População estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas no território catarinense.
- Quarto: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. População estimada deste grupo é de 166.289 pessoas em Santa Catarina.