Pais e moradores do bairro Faxinal reclamam do abandono do Centro Educacional Municipal Faxinal. Há cerca de um ano as 150 crianças que estudavam na unidade precisaram sair da creche para uma reforma que melhoraria as péssimas condições que o local se encontrava. “Uma vez teve um temporal e chovia mais dentro da creche do que fora. No meio da tarde viemos buscar nossos filhos”, conta uma mãe.
Atualmente os alunos estão tendo aulas no salão paroquial da igreja do bairro em um espaço apertado e com pouca estrutura para abrigar as crianças do maternal 1 e 2 e duas turmas do primário. “São crianças de idades diferentes que estudam todas juntas”, descreve um dos entrevistados. As mesas do refeitório foram colocadas de maneira improvisada próxima a churrasqueira e o banheiro do salão não pode ser usado, apenas em emergências por conta de fortes chuvas, caso contrário, as crianças precisam atravessar a grama e utilizar o banheiro do lado de fora que não é adaptado para crianças. “As crianças precisam ir ao banheiro pelo barro, às vezes pegam chuva. Já tive que lavar os pés da minha filha para entrar na aula de novo depois de ter ido ao banheiro”, desabafa outra mãe.
Além do caos diário que os alunos enfrentam, quando há festa na igreja todo o material da creche precisa ser retirado para o evento, causando ainda mais transtorno. Os pais reclamam ainda da ausência dos vereadores no bairro, os quais não tem dado a devida atenção para a atual situação das crianças. “Em época de eleição “chove” político aqui, mas depois de eleitos eles não atendem mais o celular”, reclama um pai. Por conta da mudança para a igreja, muitas crianças deixaram de estudar e a creche teve a evasão de muitos alunos, há casos em que a mãe paga a condução apenas para um filho ir à escola improvisada, pois não tem condições de bancar para os dois filhos.
Prefeito não sabia da atual condição da creche
Há três semanas os moradores foram até a Prefeitura conversar com o atual prefeito Wellington Bielecki para obter uma resposta sobre o abandono da creche. Segundo os moradores, o prefeito disse não ter conhecimento da atual situação que o local se encontrava. Porém se comprometeu em solucionar o problema no menor espaço de tempo possível.
Em entrevista a Gazeta, a secretária de Educação, Estela Maris Bergamini Machado afirmou que a abertura do processo licitatório para reforma do Centro Educacional Municipal Faxinal será realizada no próximo dia 9 de novembro e após ser homologada a empresa terá 5 dias para dar início as obras. Segundo a secretária, a creche passará por uma reforma geral e ampliação no menor espaço de tempo possível. O custo da obra é de R$ 374 mil. A secretária não soube precisar quando a obra será concluída, porém informou que a mesma deverá ser concluída com a maior brevidade possível.