As escolas de Mafra começaram o ano trabalhando a “Cultura da Paz”. O tema é o primeiro dos que serão discutidos pela rede municipal de ensino, em paralelo ao currículo obrigatório. Cada escola desenvolveu livremente o tema de modo a fazer os alunos entenderem a importância de se promover a Paz.
Dentro dessa proposta, a E.M.E.B. Augusta Vitória trabalhou a frase de Mahatma Gandhi “Seja a paz que você deseja ver no mundo”. A partir da frase foram realizadas atividades de leitura, reflexão, debate, cartazes e mural. Conforme declarações da gestora da unidade Gesiane Köene Worel, a construção da paz começa a partir de uma atitude pessoal, que pode se refletir em diversos campos da vida. “Para construir uma sociedade mais humana é fundamental que cada um faça a sua parte por meio de uma mudança de atitudes, valores e comportamentos”, afirmou.
ONDE ENCONTRAMOS A PAZ
A E.M.E.B. Avencal São Sebastião trabalhou a “Cultura da Paz”, produzindo um mural, através do qual os alunos puderam pensar “onde se encontra a Paz”.
No CEIM Beija Flor, o tema foi discutido e trabalhado usando vídeos, através dos quais os alunos puderam refletir e trocar ideias. Outras atividades foram desenvolvidas, propondo “menos violência e mais amor”.
VALORES CONSTRUTIVOS
A Secretaria de Educação de Mafra propôs neste ano que as 29 escolas da rede municipal estudem, em paralelo ao currículo obrigatório, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, visando a discussão dos seus diversos temas juto aos cerca de 6 mil alunos, como forma de possibilitar o contato, desde cedo, aos valores construtivos que a declaração preconiza.