A aula de encerramento do curso básico de emergência promovido pelo Corpo de Bombeiros de Mafra para os profissionais da educação foi neste sábado, dia 25.
O curso com capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e colaboradores das escolas públicas e privadas é uma exigência da lei estadual 16.157/13 e da lei federal 13.722/18 conhecida como lei Lucas.
Além dos profissionais da educação outras pessoas da comunidade em geral também participaram do curso, que foi finalizado com uma arrecadação para a campanha de agasalho do Corpo de Bombeiros.
LEI LUCAS
A lei federal 13.722/18 recebeu o nome de lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). Na época, a mãe do menino, Alessandra Zamora, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários. Em Campinas existe uma lei municipal nesse sentido.
O texto da lei define que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.