A Defesa Civil do Estado confirmou que um tornado, categoria F-0 atingiu a cidade de Campo Alegre, no Planalto Norte de Santa Catarina. A informação foi confirmada também pela prefeitura Municipal na tarde desta segunda-feira, dia 30.
O temporal ocorreu por volta das 17h. As rajadas de ventos com intensidade aproximada de 15 a 26 m/s (de 54 a 94 km/h), à medida que se aproximava e atuava na cidade de Campo Alegre. Não se descarta que, pontualmente, estes valores de vento possam ter sido superiores aos citados.
O temporal causou diversos danos à s famÃlias do MunicÃpio. A Defesa Civil do MunicÃpio foi acionada e começou o trabalho acompanhado pelo corpo de bombeiros de Campo Alegre auxiliando as famÃlias atingidas distribuindo lonas e desobstruindo estradas e acessos de propriedades rurais onde árvores caÃram com os ventos.
A defesa civil também trabalhou em conjunto com duas equipes da Celesc para reativar o fornecimento de energia elétrica. Mais de 1200 unidades consumidoras ficaram sem luz devido ao temporal.
No começo da manhã desta segunda-feira a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, o Vice-prefeito Matheus Fuckner e equipes da Prefeitura estavam em campo nas localidades mais afetadas que foram Bateias de Baixo, Bateias de Cima e Saltinho visitando as famÃlias e colaborando com a retirada de galhos, árvores e outros materiais.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil André Carlos Steffanes, diversas árvores foram arrancadas pelo vento e centenas de casas foram destelhadas. A defesa civil visitou as localidades registrando os estragos e está trabalhando nos relatórios de informação de desastre e aguardando o relatório da Defesa Civil Estadual para que o Poder Executivo Municipal possa realizar o Decreto de Emergência.
Durante as visitas a Prefeita Alice lamentou as perdas. “Graças a Deus não tivemos vÃtimas, mas é muito triste ver nosso povo passando por isso, ver essa tragédia, casas e barracões destruÃdos, o trabalho e o suor de nosso povo e suas famÃlias sendo perdido. Que todos possam se recuperar e com muita garra seguir em frenteâ€, afirmou.
Outras cidades do Planalto Norte também foram impactadas com o forte temporal do domingo à tarde. Até o final da manhã desta segunda-feira, São Bento do Sul recebeu 12 chamados em decorrência do temporal. Foram cinco árvores caÃdas, quatro destelhamentos, duas quedas de muro, além de boca de lobo entupida e de um caso onde foi registrado alagamento de imóvel devido ao vazamento da rede de esgoto.
Em Mafra, além da queda de árvores e destelhamentos em várias regiões, a torre de uma rádio com cerca de cem metros de altura foi derrubada, gerando estragos em várias casas atingidas. A intensa queda de granizo também mudou a paisagem nas ruas.
O coordenador da Defesa Civil da região de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, diz que o acúmulo de granizo foi grande, mas não chegou a causar tanto estrago quanto em outras situações recentes.
Fonte: ND+ Joinville