Nesta semana foi realizada uma reunião da sede da OAB Mafra, solicitada pelo Sinte Regional, com a presença dos Sindicatos dos Comerciários, Saúde e Agricultores Rurais. Na pauta a reforma da previdência (PEC 287) sugerida pelo governo Temer.
Na reunião o advogado José Enéas Kovalczuk Filho, que está acompanhando semanalmente em Brasília a tramitação da PEC 287, que trata da reforma da previdência, informou que de todos os deputados federais de Santa Catarina apenas cinco irão votar contra a reforma, são eles: Pedro Uczai (PT), Décio Lima (PT), Esperidião Amim (PP), Jorge Boeira (PP) e Jorginho Mello (PSB). Os demais irão votar conforme orientação partidária. Disse também que no atual relatório não haverá mais a situação de “transição”.
Disse que a situação atual só poderá ser mudada com pressão popular, pois o governo está pressionando os deputados de todas as formas. Porém os deputados estão cientes das consequências políticas caso votem a favor da reforma. A votação da reforma deve ocorrer “até” dia 6 de junho.
Sendo assim os participantes convocaram uma manifestação em Mafra para o próximo dia 31 (quarta-feira) com presença de todos os sindicatos locais e regionais e OAB. Convidam ainda todos os segmentos contrários a reforma.
A concentração será na praça Hercílio Luz (Praça do Coreto) às 8h30min, após os manifestantes sairão em caminhada promovendo uma panfletagem pela rua Felipe Schmidt até a Praça dos Bancos onde será feito um ato público.
Segundo os organizadores esta será a última chance de lutar contra a reforma da previdência.