A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra ofereceu recentemente uma capacitação para quinze profissionais de saúde visando implantar um protocolo de atendimento para hipertensos. Participaram dessa atividade quatorze médicos e o Coordenador Geral da Atenção Primária à Saúde.
Durante essa ação foi realizada a explanação e discussão de casos clínicos e protocolo de atenção à saúde na hipertensão, além da abordagem à estratificação de risco do paciente.
A coordenação da Atenção Primária à Saúde destaca que “a estratificação de doenças crônicas, neste caso hipertensão, permite tanto aos profissionais quanto aos pacientes uma melhor organização das suas consultas e agendamentos. Os pacientes serão classificados através de consulta e material específico em situação de alto, médio e baixo risco. Dessa forma, seu acompanhamento terá agendamentos levando em considerações o tempo necessário para condição, otimizando o fluxo de atendimento”. A coordenação enfatizou que essa ação deverá diminuir consultas desnecessárias e garantir o atendimento qualificado a todos.
Essa ação faz parte da educação continuada para médicos da atenção básica em doenças crônicas prevalentes, posteriormente a Secretaria Municipal de Saúde pretende oferecer a capacitação para outros profissionais de nível superior. Outras doenças crônicas serão abortadas nas capacitações subsequentes.
O principal objetivo da educação continuada é oferecer desenvolvimento profissional aos servidores, melhorando assim suas habilidades e como consequência aumentar o conhecimento em diversas áreas.