Incentivar a prática da leitura tem sido constante nas escolas da rede municipal de ensino, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro, escolhido pela Unesco como o dia 23 de abril. A importância da data levou a administração municipal em 2017 a estabelecer a data como o “Dia da troca de livros”, pela Lei nº 4.285, assinada pelo Prefeito Wellington Bielecki e seguida pelas escolas como forma de chamar a atenção para a importância da leitura.
Nesse sentido as escolas trabalharam o “Dia da troca de livros” criando atividades diferenciadas. Na EMEB Augusta Vitória a proposta foi incentivar as crianças a “voarem para longe nas longas asas da imaginação dos livros”. Nesse dia foram realizadas leituras em turmas e a troca dos livros.
A EMEB Evaldo Steidel promoveu a 2ª Feira da Troca de Livros. A escola também fez campanha interna de arrecadação de livros, para trocar por vale e depois escolher o livro que desejava. Os visitantes ou participantes receberam um marcador de páginas, em agradecimento pela participação.
DESAFIA DA LEITURA EM FAMÍLIA
A EMEB Avencal do Saltinho trabalhou “A escola e o mundo da imaginação” no dia 23 de abril, quando também aconteceu a troca do livro. E como destaque para a data lançou o desafio para que os alunos levassem livros emprestados para suas casas e solicitassem que seus familiares lessem a história para eles ou eles fariam a leitura dos livros para os familiares. Segundo a gestora Adriana Chaikoski Schafacheck, o resultado foi enriquecedor e a parceria com as famílias tornou o momento ainda mais especial.
A Secretária de Educação do Município, Estela Maris Bergamini Machado, parabenizou todas as escolas da rede municipal de ensino que não mediram esforços para marcar essa importante data para promover o direito à leitura, que é essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.