Para comemorar o Centenário de Mafra e em razão do significado histórico para o nosso município, o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico de Mafra – COMPPaM, em parceria com a UnC e a Loja Berlanda, presenteou a cidade no dia de seu centenário com a inauguração na calçada, no encontro da Vêneto com a Berlanda, do “Marco Zero- km 0”, marcando o local onde ocorreu a instalação do Município de Mafra em 08 de setembro de 1917, na rua Felipe Schimdt, nº 52.
Na ocasião o professor Sandro César Moreira, convidado como embaixador do evento, explanou a todos os presentes a história que ali, naquele local aconteceu a 100 atrás, quando tomaram posse os Conselheiros Municipais, os srs.: José Severiano Maia (primeiro presidente da Câmara de Vereadores), Wenceslau da Costa Muniz, Carlos Schimdt, Florisbal Maia, Adolfho Ricks e Paulo Reusing. O primeiro prefeito: superintendente Victorino de Souza Bacelar e o primeiro juiz da Comarca: Guilherme Luiz Abry.
O marco foi descerrado pelo prefeito Wellington Bielecki, pelo presidente da Câmara de Vereadores Éder Gielgen, pelo juiz de direito André Luiz Lopes de Souza e pela presidente da COMPPaM Carmem Paluch.
Além das autoridades que descerraram o marco o evento contou com a presença dos vereadores da sra. Maria Celina Schimansky, do designer responsável pela criação da arte do Marco Zero João Diego Schimansky, João Henrique Schimansky, João Diego Schimansky e João Fabrício Schimansky, Maria Luiza Kruppa, Francisco Kruppa, Luciana Kruppa Martinelli, dos netos da senhora Kruppa, e demais autoridades civis e militares.
UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA
Além do Marco Zero no dia também foi instalado na parede da Loja Berlanda um QR Code, para que toda a comunidade mafrense e visitantes tomem conhecimento da instalação do município, onde acessando com o Scanner do Celular se tem acesso as Atas originais de instalação do município e da Comarca bem como das imagens fotográficas de personalidades da época responsáveis pela instalação do município de Mafra no ano 1917.