Neste fim de semana o padre Sindei Marcelino divulgou um vÃdeo nas redes sociais lançando seu nome como pré-candidato a prefeito de Mafra. No vÃdeo o padre diz contar com o apoio e a bênção do bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Buch, para disputar o pleito deste ano.
O vÃdeo onde o padre conta estar tranquilo com a sua tomada de decisão rapidamente viralizou em Mafra, com diversas mensagens de apoio e contrárias a entrada do pároco na polÃtica.
Na segunda-feira (10) a Diocese de Joinville, através de uma nota, afirmou que o bispo Dom Francisco não apoia ou abençoa nenhuma candidatura polÃtica seja ela para cargos do executivo ou legislativo.
A Diocese explica ainda que, conforme o Código de Direito Canônico e as Normas de e Condutas para o Clero da Diocese de Joinville não permite que clérigos, sacerdotes ou diáconos se filiam a partidos polÃticos. Para que sejam candidatos os padres devem se afastar de suas funções ministeriais
Ainda na segunda-feira o padre Sidnei publicou um novo vÃdeo onde esclarece a sua posição quanto à possÃvel investidura em uma candidatura a prefeito. Ele fala que a decisão é particular e de sua responsabilidade, que em visita ao bispo pediu a bênção para que pudesse seguir o seu caminho e que o bispo não estão apoiando sua pré-candidatura. “Quero deixar claro que a visita ao bispo foi para pedir uma bênção para que pudesse seguir o meu caminho dentro de um contexto polÃtico. O bispo não está apoiando [a candidatura]. A Igreja não apoia nenhum partido, ela é apartidáriaâ€, destacou.
NOTA DA DIOCESE DE JOINVILLE NA ÃNTEGRA
A Diocese de Joinville esclarece que segundo o contexto do cânone 285 do Código de Direito Canônico e as Normas e Condutas para o Clero da Diocese de Joinville, não é permitido a um clérigo, sacerdote ou diácono, filiar-se a um partido polÃtico e concorrer a um cargo polÃtico. Se o padre ou o diácono optar por disputar a eleição, ele será afastado das funções ministeriais conforme determina o Código de Direito Canônico.
No caso especÃfico do padre Sidnei Marcelino, que recentemente divulgou um vÃdeo colocando-se à disposição para ser vice-prefeito de Mafra, a Diocese de Joinville informa que Dom Francisco Carlos Bach, bispo diocesano, não apoia ou abençoa nenhuma candidatura polÃtica seja ela para cargos do executivo ou legislativo.
Lembramos ainda que, de acordo com a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97 e Resolução nº 23.457/15 (TSE) é vedada a veiculação, em templos religiosos, de propaganda eleitoral, comÃcios, manifestação de apoio ou agradecimento público a candidatos e pré-candidato polÃticos.