Encontro Regional dos Beneficiários do Crédito Fundiário reúne famílias do planalto norte

Por Gazeta de Riomafra - 10/09/2016

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política do governo federal, com apoio do governo do estado, que concede financiamento para que trabalhadores rurais familiares sem terra comprem imóvel rural para produzir o sustento de suas famílias. O recurso ainda é destinado para a estruturação produtiva da área adquirida e para a assistência técnica e extensão rural.

Assim, devido a importância desse programa na região, no dia 26 de agosto, a Epagri, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Banco do Brasil de Papanduva, promoveu o I Encontro das famílias beneficiárias dos programas de crédito fundiário da região de Mafra, envolvendo os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

No evento foram discutidos assuntos fundamentais para o fortalecimento e motivação das famílias beneficiárias. Inicialmente foi ministrada a palestra sobre as oportunidades de negócios para a região, pelo engenheiro-agrônomo Ives Luiz Lopes, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAESC), que enfatizou a importância da organização e de movimentos associativos para as pequenas propriedades. Em seguida, o engenheiro-agrônomo Nestor Luiz Breda, falou sobre formas de administração rural para o sucesso financeiro das famílias. A situação atual, bem como as perspectivas do programa do crédito fundiário, foram discutidos, por sua vez, pelo diretor da UTE, Hilário Gottselig.

Para finalizar o encontro de forma brilhante, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de agricultores de Monte Castelo, Mafra, Itaiópolis e Papanduva, os quais, devido ao crédito fundiário realizaram sonhos e conquistaram a autonomia da família. As apresentações demonstraram a importância da continuidade do programa. Para o agricultor Izidoro Koaski, do município de Papanduva, atualmente a família está bem financeiramente, mas se não fosse o programa de crédito, ele não teria dado o primeiro passo.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, os programas de crédito fundiário já contemplaram em Santa Catarina 14546 projetos, sendo 4607 do Banco da Terra (contratos de 1999 a 2002), 7178 do Crédito Fundiário (2004 até agora) e 2761 do Fundo Estadual de Terras (1983 até agora). A produção de leite, fumo, milho e carne suína compõem as principais fontes de renda dos beneficiários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.