A sessão ordinária da última segunda-feira 15, foi marcada pelo lançamento de três livros sobre a erva-mate do planalto norte catarinense pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) na Câmara Municipal de Mafra.
Há cerca de cinco anos, a Epagri está trabalhando na indica geográfica (IG) para o Planalto Norte Catarinense. O IG é um registro que dá o reconhecimento da qualidade e da tradição que sua região adquiriu ao longo de sua história na produção de um produto agroalimentar por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No caso do planalto norte é o IG da Erva-mate que reflete sua qualidade diferenciada.
Entre os benefÃcios do IG estão à valorização dos produtos; preservação das caracterÃsticas tradicionais do produto; estÃmulo à melhoria da qualidade; diferencial de competitividade nos mercados consumidores; conservação da paisagem natural com seus remanescentes florestais; organização e fortalecimento do ramo produtivo; valorização da identidade cultural da população e crescimento do turismo.
O engenheiro agrônomo da Epagri, Gilberto Neppel, explicou que a história do Planalto Norte Catarinense está ligada à atividade ervateira há mais de um século e o manejo dos ervais nativos é um dos elementos centrais na formação das paisagens da região.
– Levar nossa erva-mate para demais regiões. Digo ainda mais, levar para o mundo todo e para a exportação, pois muitas regiões consomem a erva como chá. Fizemos muitas pesquisas para produzir documentos que possibilitem comprovar nossa IG – explicou Neppel.
Durante esse processo de revalorização da erva-mate, a Epagri produziu três livros: História, Território e Produto. Os livros trazem relatos, imagens e dados que comprovam a importância do primeiro ciclo econômico da região. Os livros serão distribuindo para instituições, órgãos públicos e entidades       que sejam multiplicadores destes conteúdos.
Além disto, a região conta com a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense (Aspromate) que busca agricultores e industriais que trabalhem com ervais nativos ou ervais sobreandos em caÃvas ou matas.
Os vereadores destacaram a importância da erva-mate para região e também ressaltaram sobre a importância da Epagri para Mafra e demais municÃpios que compõe o planalto norte.