Pais de alunos do CEIM Fiorige Bona acompanharam nas noites de quarta e quinta-feira, dias 14 e 15 de agosto, o encerramento do projeto “Desconecte-se”, que visa alertar para os problemas causados com a excessiva exposição de crianças às mídias sociais. Durante a reunião, que também foi em homenagem à família, os alunos fizeram apresentações artísticas e encerraram com a música que fala da importância dos pais deixarem os celulares e computadores de lado para ficar mais tempo com os filhos.
A gestora da unidade, Tania Kruger Heiden, lembrou que durante cerca de três meses as famílias receberam, nos finais de semana, um caderno e um mascote de pelúcia. O mascote passaria o final de semana com o aluno e, nesse período de convivência, as novas tecnologias não deveriam ser utilizadas, bem como todas as brincadeiras realizadas pela família deveriam ser registradas, de preferência com fotos, no caderno que acompanhava o amiguinho. Cada turma escolheu o nome do seu mascote.
CHUPETA DIGITAL
Na reunião Tânia lembrou ainda o texto “Chupeta Digital”, da escritora e pedagoga Danielle Lourenço Hoepfner, que fala dos problemas que as crianças enfrentam ante a excessiva exposição às atuais tecnologias e das recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Dentre eles citou problemas de ordem física, psicológica, emocional e mental. “…ansiedade, atrasos no desenvolvimento motor, distúrbios do sono, obesidade, LER, DORT, problemas de visão, déficit de atenção, aumento na impulsividade, agressividade, problemas posturais, dificuldades nas relações sociais, radiação excessiva, riscos de superexposição nas redes sociais, risco de acesso a conteúdos inadequados e possibilidade de vício…”, conforme consta no texto Chupeta Digital.
Para a Gestora esse trabalho foi muito importante, “pois enquanto escola não podemos nos omitir, tendo por responsabilidade orientar da melhor forma possível para prevenir o problema. Essa é a nossa função social”, explicou. Ao final do encontro as crianças apresentaram a música “Desconecta”, composição de Daniel Salles. Para tanto, confeccionaram seus próprios celulares, utilizados na interpretação da canção. Ela indicou aos presentes leituras como da “Chupeta Digital” publicado no site “Clube da Alice” (https://www.clubedaalice.com.br/chupeta-digital/) e o Manual de Orientação – Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital (https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf).
MUSICA DESCONECTA (DANIEL SALES)
De corpos presentes, cabeças ausentes, visitando um mundo paralelo
Com sites na tela e olhos na rede, somos gentes mas não temos elo
Como se a vida fosse nos doar 100 anos mais
Desprezamos as pessoas, preferimos só as coisas com bluetooth e wi-fi
Como se o tempo num loop fosse aqui se repetir
A gente segue se perdendo em muitos clicks por ai
Cê fica na tua que eu fico na minha, se me irritar eu te deleto!
Curtimos postamos para selfies sorrimos
Quantas vezes não se sabe ao certo
Tanta energia nos dedos mais tão fraco o coração
Nos tornamos graduados em nos mesmos, temos pós em solidão
Fato é que a vida e o tempo não irão se repetir
E agora o que faremos, o que iremos decidir
Desliga, desconecta e sem pressa vem aproveitar o pôr do Sol comigo!
Aqui bem agora nessa hora vou compartilhar o meu melhor arquivo
O tempo com você!
Perdemos momentos, gastamos a vida, como escravos da modernidade
Além dos limites, a mente delira se esquiva da realidade
E viciante perigoso e é tão normal
Afinal, quem não possui conexão esta por fora do analfabeto digital
Laços rompidos famílias desfeitas, mas funciona o 4G
E a gente só clicando, mas continua a se perder