O município de Mafra voltou a trabalhar, desde o ano passado o projeto Jovens
Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, nas 29 escolas da rede municipal de ensino. E empreendedorismo junto aos alunos e é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Um exemplo do trabalho que vem sendo realizado é o da escola EMEB Vereador Evaldo Steidel, na localidade de Saltinho do Canivete, que está trabalhando o Plano de Negócios como ponto de partida para o Projeto Jovem Empreendedor no 9º ano.
A apresentação do trabalho está acontecendo em etapas, sendo uma delas, a pesquisa de mercado e junto dela um possível lançamento de um produto, no caso ligado à produção de alimentos.
Projetos ligados à alimentação
Os professores envolvidos explicaram que, “após a realização de pesquisa de mercado, validou-se as propostas com intenção de organizar o futuro empreendimento. Foram produzidos dois projetos ligados à alimentação, seguindo as regras nutricionais e sanitárias.
Antes das propostas ligadas com a produção de alimentos, fez-se a opção pelo teste de amostras, para identificar os sabores mais aceitos, para uma possível comercialização dos produtos na feira e eventualmente, negócios futuros.
Para provar os produtos, além dos colegas de sala de aula, foram selecionadas pessoas aleatórias. O resultado entre os produtos serão trabalhados para futura apresentação na Feira do Empreendedor na escola.
Feira do Empreendedorismo
A Secretária Jamine Emmanuelle Henning explicou que todas as escolas de Mafra estão trabalhando com foco na Feira do Empreendedorismo – Jovens Empreendedores – que acontecerá no final do ano, a exemplo do ano passado. “Estamos trabalhando para que a feira seja ainda melhor”, declarou.