As Escolas Municipais de Educação Básica Avencal São Sebastião e Mário de Oliveira Goeldner, da rede municipal de ensino, e a Escola de Educação Básica Barão de Antonina, da rede estadual, estão classificadas para a etapa estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. De Mafra, 14 escolas participaram da 6ª edição da olimpíada, concorrendo nas categorias Poema, (turmas do 5ª ano), Memórias Literárias (6º e 7º anos), Crônicas (8º e 9º anos), Documentários (1º e 2º nos do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3º ano do Ensino Médio).
Foram os seguintes trabalhos classificados para a próxima etapa, que acontecerá no mês de outubro.
- EMEB Avencal São Sebastião, com o poema “O lugar onde vivo”, da aluna Camila Jusviack;
- EMEB Professor Mário de Oliveira Goeldner, com a memória literária “Borboletas no Estômago”, do aluno Vitor Bielecki de Melo;
- EMEB Professor Mário de Oliveira Goeldner, com a crônica “Botes de Papel”, do aluno Jhonatan Dias;
- EEB Barão de Antonina, com o documentário “Ponte Dr. Diniz Assis Henning”, dos alunos Jhonatan Luiz de Oliveira, Matheus Antônio Stanzack Honorato e Marlon Martinez M. Neto;
- EEB Barão de Antonina, com o artigo de opinião “Proteger a vida das abelhas, protege a nossa vida”, da aluna Thalita Schelbauer.
Nesta e nas próximas edições vamos reproduzir os trabalhos vencedores, começando com o poema “O lugar onde vivo”, de EMEB Avencal São Sebastião.
EMEB Avencal São Sebastião
Categoria: Poema
Título: O lugar onde vivo
No lugar onde vivo
Tenho contato com a natureza
Animais, matas, cachoeiras e rios
Um local de muita beleza.
Nosso lugar é muito belo
Mas as pessoas estão estragando ele com a poluição
Deveríamos nos importar mais com ele
E não jogar lixo no chão.
O lugar onde vivo tem o meu lar
Que é lindo e acolhedor
Com belas paisagens para relaxar
Cuido dele com muito amor!