Os alunos das escolas da rede municipal de Mafra estão recebendo novos conhecimentos, por meio das aulas de contraturno que estão sendo oferecidas. Um exemplo é na EMEF São Lourenço, que iniciou nesta semana, no perÃodo contrário, aulas de Informática, de Reforço, de Esportes e de Práticas AgrÃcolas. A escola recebeu do Executivo Municipal um laboratório completo de informática que já foi colocado à disposição dos alunos. Para as aulas de contraturno serão atendidos inicialmente 100 alunos que permaneceram na escola o dia todo recebendo almoço e lanche da tarde.
A Secretária de Educação, Jamine Emmanuelle Henning destacou a importância dos contraturno, como forma de possibilitar aos alunos oportunidades de ampliarem seus conhecimentos em informática, desenvolverem habilidades esportivas e ainda receberem auxÃlio para aprimorarem seus conhecimentos com as aulas de reforço. “Estamos trabalhando para que nossas escolas possam ser um lugar de formação completaâ€, declarou.
O Diretor da Escola, Kleverson Jorge explicou que o laboratório de informática será colocado também à disposição da comunidade. “Teremos um dia dedicado à comunidade, possibilitando especialmente aos idosos aprender a trabalhar com computadoresâ€.
CEMMA e Evaldo Steidel
Já o Centro de Educação do MunicÃpio e Mafra – CEMMA, começou no perÃodo contrário à s aulas, o Programa Reforço Cultural Maker, com encontros quinzenais para todos os alunos do 2º e 3º anos. Consiste na realização de atividades dinâmicas através da robótica, para as quais a escola fornecerá todo o material, além do lanche.
Da mesma forma, a EMEB Vereador Evaldo Steidel, na localidade de Saltinho do Canivete iniciou na semana, aulas de contraturno com a disciplina de Práticas AgrÃcolas para seus alunos.