A alimentação escolar como meio de ensino e aprendizagem, foi trabalhado em 2017 por todas as escolas da rede municipal de ensino de Mafra, com resultados muito positivos, segundo avaliações das nutricionistas do setor e dos professores e diretores das unidades. Além do fornecimento da merenda para todos 5.650 alunos, do berçário ao 9º ano, cumprindo exigências legais – lei 11.947, de 2009 – o setor busca, através de projetos desenvolvidos em cada unidade, o cumprimento das diretrizes da resolução nº 26, de 17 de junho de 2013, principalmente quanto a “inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e desenvolvimento de práticas saudáveis de vida na perspectiva da segurança alimentar e nutricional”.
No ano passado, todas as 30 escolas municipais em Mafra desenvolveram projetos através dos quais os alunos entraram em contato com alimentos saudáveis – frutas, verduras, legumes e alimentos regionais – desenvolvendo alguma receita, assistindo a teatros, palestras ou contação de histórias a respeito do tema, aprendendo o valor nutricional dos alimentos, trabalhando em horta escolar, pirâmide alimentar e gincanas, entre outras atividades, sempre procurando envolver os pais e a comunidade em geral nessas realizações.
DATAS COMEMORATIVAS
O CEIM Breno Cauan Garcia abordou durante todo o ano, no currículo da escola, o tema envolvendo diretamente as famílias nas atividades que todos os alunos estavam estimulados a participar. Foram trabalhadas datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Festas Juninas e Semana da Criança, por exemplo, quando os pais participavam da degustação dos lanches preparados dentro dos padrões de uma alimentação saudável. “Nosso maior objetivo foi fazer com que nossos alunos criem hábitos alimentares saudáveis”, declarou a direção da escola.
O CEIM Comecinho de Vida desenvolveu o projeto “Meu Comecinho de Vida… No Mundo Encantado das Frutas e Verduras”, que dentre outros objetivos visou promover através dos contos de fadas, a conscientização para uma alimentação saudável, bem como a inclusão de hábitos que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com maior aceitação. Conforme relatório final foram identificados diversos pontos positivos relacionados ao trabalho, entre os quais: interdisciplinaridade, integração, conscientização e participação ativa.
Outro projeto interessante trabalhado pelo CEM Ben. Fiorige Bona foi o de prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, trabalhado na “gincana contra o desperdício de alimentos”. Como resultados obteve-se redução do desperdício da unidade, no período da gincana, entre 18/08 a 18/09. Venceu a gincana a turma que mais conseguiu reduzir o desperdício em seus lanches.
CONSCIENTIZAÇÃO
A EMEB Ben. Felipe Carvalho Martins, da localidade de Butiá dos Carvalhos realizou diversas atividades no projeto, desde diário alimentar, vídeos sobre o tema, jogos de memória, painéis e teatrinho de frutas, entre outros e obteve os seguintes resultados: “os alunos tornaram-se mais conscientes sobre os benefícios da alimentação saudável; aprenderam a valorizar os alimentos que as famílias produzem; perceberam que os produtos industrializados são caros e fazem mal a saúde; tornaram-se mais criativas e aprenderam a cuidar melhor da saúde em geral”.
Ao final do ano letivo o setor de alimentação escolar recebeu as avaliações de todos os projetos considerando extremamente positivas as iniciativas de cada escola. “Percebemos que as escolas abordaram o tema de maneiras muito variadas. A criatividade dos professores foi o ponto alto desse trabalho e com isso, os resultados também foram bastante variados, atingindo além dos alunos, os pais e professores”, declarou a nutricionista Giovana Andréa Zanini Kundlatsch.