“Sempre desejei estudar em outro país e agora o meu sonho virou realidade”, conta a estudante Andrea Hernandez Chaves, da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), do México, que realiza intercâmbio acadêmico na UnC.
Andrea, que permanecerá no campus de Concórdia por seis meses, é aluna do curso de licenciatura em atividade física e esporte na UABC, que corresponde ao curso de educação física no brasil. Na UnC ela cursa quatro disciplinas que serão convalidadas em sua instituição de origem e a adaptação à cultura brasileira está sendo muito rápida. “Estou aprendendo a falar português e os colegas e professores me auxiliam muito no processo de aprendizagem”, comenta.
Andrea está na UnC através do programa de Mobilidade Acadêmica, que possibilita a realização de disciplinas e atividades de pesquisa e extensão, de modo a promover o intercâmbio da universidade com a comunidade nacional e internacional conveniadas. Estudar em outro país é maravilhoso, diz Andrea, pois está tendo a oportunidade de conhecer outra cultura, vivenciar novas experiências e se qualificar profissionalmente, já que pretende seguir a carreira acadêmica após a conclusão da graduação. Em seus planos está o mestrado e a área de nutrição esportiva.
Para o diretor de Pesquisa, Gabriel Bonetto Bampi, o intercâmbio possibilita o aprendizado tanto para o acadêmico como para as instituições de ensino parceiras. “O intercâmbio promove, além do crescimento profissional, o pessoal através da imersão de novas culturas, hábitos e relações. A mobilidade é ótima oportunidade para quebra de paradigma e para descobrir o ´novo´”.