O legislativo mafrense recebeu na última semana a visita de alunos que estão concluindo o Ensino Médio nas escolas EEB Professora Maria Paula Feres, CEDUP – Curso Técnico AgrÃcola e EEB Jovino Lima.
As visitas fazem parte de um programa elaborado pelo professor de sociologia Wilsoney Gonçalves, em parceria com as escolas, tendo como objetivo proporcionar a estes jovens um pouco mais de conhecimento de como funcionam os três poderes de uma cidade – Legislativo, Executivo e Judiciário.
Recepcionados no plenário da Câmara, os visitantes receberam uma explanação de aproximadamente 45 minutos, onde o presidente do poder legislativo falou sobre as atividades da Câmara, como se passa para elaborar Leis e projetos – tanto do legislativo quanto do executivo -, e sobre qual é a função de um vereador perante a população.
As funções dos vereadores e da Câmara – que são representar a população elaborando projetos de lei e encaminhando para Prefeitura, assessorar ao poder executivo e fiscalizar as ações e a forma como são utilizados os recursos públicos – também foram descritas através da projeção de um vÃdeo didático.
Os alunos ainda tiveram tempo para fazer perguntas diversas. A aluna Liliane Wendt, que estuda na da EEB Paula Feres, relatou os problemas da localidade em que ela reside – Rio Branco II. Em seguida, ela questionou em que um vereador pode auxiliar junto ao executivo.
O presidente da casa explicou à aluna que uma das funções dos vereadores é a de assessorar o prefeito encaminhando os pedidos de melhorias através de Indicações escritas. “A Câmara de Vereadores não pode realizar obras no municÃpio, pois esta é uma atribuição da Prefeitura. No entanto, os vereadores têm a tarefa de representar a população, sugerindo à Prefeitura através de requerimentos e indicações escritas a realização de ações de interesse público, tais como a melhoria nas estradasâ€, exemplificou.
A Câmara de Vereadores parabeniza esta iniciativa do Professor Wilsoney Gonçalves e das escolas, voltada para a preparação e formação de seus jovens alunos sobre os deveres e atribuição dos três poderes da cidade em que residem. “A informação e o conhecimento são essenciais para que nossos jovens desenvolvam a cidadaniaâ€, afirmou o presidente da Câmara.