Nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei nº 18/18 que denomina rua Benemérito Manoel Arbigaus na localidade de Espigão do Bugre.
A rua fica situada no final da rua André Liebel com largura de 14 metros e uma extensão de aproximada de 660 metros. Localizada ao lado par da BR-280 – sentido Mafra – Rio Negrinho – e término no córrego ali existente.
O homenageado Manoel Arbigaus nasceu em 14 de fevereiro de 1914 em Mafra. Era conhecido como Neguinho, filho de Napoleão Arbigaus e Maria Augustin Arbigaus. Casou com Catarina Arbigaus e teve 11 filhos: Estanislau Arbigaus (in memorian), Carolina Arbigaus, Eduardo Arbigaus, Generosa Eveir Arbigaus, Severiano Arbigaus, Mario Arbigaus, Leopaldo Aribaus (in memorian), José Olavo Arbigaus, Eugênio Arbiguaus (in memorian), Maria Salete Arbigaus e Sonélia Jacinta Arbigaus (in memorian).
A família de Manoel foi uma das primeiras a povoar os bairros próximos ao Km-09 da BR-280. Manoel foi trabalhador rural, zelador de estradas e funcionário público por 30 anos. Em 11 de julho de 1992, Manoel faleceu.
Para o vereador autor do projeto, a homenagem é uma forma de reconhecer um cidadão que trabalhou em benefício da sua comunidade, onde é lembrando com muito carinho, respeito e consideração. Além disto, o projeto tem o objetivo de melhorar a localização residencial, tanto para moradores, como para os serviços de correspondências, Celesc, Casan, e outros.