No último sábado, 1º de dezembro, foi realizada em Mafra a 1ª Feira Interinstitucional pela Paz. O evento foi uma realização da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Saúde em parceria com o curso de enfermagem da Universidade do Contestado – UnC.
Durante a ação foram atendidas aproximadamente 250 pessoas, que tiveram a oportunidade de contar com os serviços de: aferição da pressão arterial, auriculoterapia, arteterapia, exame de HGT (glicemia), testes rápidos (para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV). Na ocasião também foi feita uma ação de mobilização como forma de comemorar o dia Mundial de Luta contra a Aids, que é realizado anualmente no dia 1º de dezembro.
No dia também foram levados e expostos cartazes sobre todos os tipos de preconceitos e violências que, segundo os organizadores, estavam relacionados com tudo o que é responsável por retirar a paz.
Houve também apresentação musical realizada pelos alunos do curso de enfermagem, dança circular e uma passeata que percorreu a Rua Felipe Schmidt.
Estiveram presentes na mobilização a ATENA (Associação Terapêutica Novo Amanhecer) e o Clube Soroptimista. Participaram da atividade oitenta alunos do curso de enfermagem e profissionais da Secretaria de Saúde.
A equipe organizadora avaliou o evento como muito produtivo e com ampla participação, ressaltando que “os alunos tiveram oportunidade de correlacionar a teoria com a prática aprimorando o aprendizado e a população receber cuidados de saúde especializados”. Fazem parte da equipe organizadora a secretária de Saúde e professora da UnC, Jaqueline de Fátima Previatti Veiga, a enfermeira do CAPS e professora da UnC, Adriana Moro e a professora da UnC, Eliz Maurer Caus.