Na última semana a Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) participou da Operação 2000.144 – 2019 promovida pela PolÃcia Militar de Santa Catarina (PMSC) com o objetivo de reduzir indicadores de criminalidade, por meio da fiscalização de bares, boates e estabelecimentos similares.
A operação teve inÃcio na manhã do dia 15 (segunda-feira) e foi encerrado na tarde deste domingo, dia 21.
A Gemfa fiscalizou mais de 70 estabelecimentos e abordou 164 pessoas nos quatro municÃpios que atua – Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. No total 18 estabelecimento estavam funcionando de forma irregular – nove sem alvará de funcionamento, cinco com alvará vencido e quatro funcionando foram do horário permitido.
No estado 2.665 estabelecimentos foram vistoriados e 98 pessoas foram presas ou apreendidas. A operação apreendeu quase três mil carteiras de cigarros contrabandeadas, mais de dois quilos de maconha e seis armas de fogo. Dos locais vistoriados, 448 estavam sem alvará de funcionamento (16%), 391 com o alvará vencido (14%) e 302 desrespeitaram o horário autorizado para funcionar (11%). O efetivo total foi de mais de 4,9 mil policiais, com mais de 1,9 mil viaturas e motocicletas.