Para lembrar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que ocorre no mês de Setembro Amarelo, como é denominado, o grupo de voluntários Alvorada do Bem realizará neste sábado (16) uma distribuição de “abraços grátis” em Rio Negro e Mafra. Durante a ação também será feita a entrega de panfletos e haverá conversas sobre o tema da campanha com a população. “O intuito é promover o diálogo, sempre oferecendo um abraço e um sorriso amigo”, comentou Guilherme Kundlatsch, um dos membros do Alvorada do Bem.
A concentração ocorrerá às 8h na Praça Lauro Müller, no Alto de Mafra. Em seguida, parte dos voluntários seguirá até a Praça João Pessoa, em Rio Negro. A equipe estará identificada com pequenos laços amarelos, que é o símbolo do Setembro Amarelo. A mesma ação foi realizada no ano passado, e como receberam muitas respostas positivas, a campanha será realizada anualmente pelo grupo.
O Alvorada do Bem é composto por amigos que promovem ações voluntárias em Rio Negro, Mafra e região. Ao longo dos últimos anos, o grupo realizou visitas a instituições beneficentes, como o Lar da Georgete e o Lar dos Velhinhos.
É POSSÍVEL PREVENIR
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscasse ajuda e se tivesse a atenção de quem está à sua volta. Também segundo a OMS, 1 milhão é o número aproximado de mortes no mundo por suicídio, para cada morte, existe 25 tentativas. O movimento Setembro Amarelo acontece durante todo o mês de setembro no mundo todo. O período foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
O objetivo principal da campanha é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio. Para isso é preciso um esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas. Quebrar tabus não é fácil, mas é preciso esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Muitas vezes a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir a depressão abertamente.
COMO AJUDAR AS PESSOAS SUSPEITAS
– Não tenha medo de perguntar a pessoa: Se você é próximo da pessoa, não evite o assunto. Caso você sinta algo estranho, não hesite em fazer perguntas diretas (com jeitinho, claro), como: “você sentiu vontade de se matar ultimamente”?
– Escute com atenção e deixa a pessoa falar: Muitas vezes, o melhor jeito de oferecer apoio emocional é simplesmente escutar sem interromper. Deixe que a pessoa fale o quanto quiser enquanto você a escuta com afeto.
– Busque ajuda profissional, mesmo que a pessoa resista: A sensação de desesperança e o sofrimento podem ser tão intensos, que a pessoa desiste até a da ideia de busca ajuda. Faça sua parte busque tratamento psicológico e psiquiátrico pra ela, nem que a leve até a consulta.
– Não julgue, não culpe, não ofenda: O desejo de morrer já está associado a pensamentos e sentimentos de inferioridade, submissão e derrota. Quando você julga culpa ou ofende alguém por se sentir assim, você alimenta este ciclo-vicioso e deixa tudo pior.
CINCO SINAIS QUE ALGUÉM ESTÁ TENTANDO O SUICÍDIO:
– Tristeza intensa, durante vários dias…
– Falta de interesse e planos para o futuro…
– Falar frases como: “você estaria melhor sem mim” ou “talvez eu devesse sumir”…
– Tentativas prévias de suicídio…
– Doação inexplicável de objetos valiosos.