No início de outubro, a realização de uma cirurgia para tratar uma complicação de paciente vítima de trauma torácico com fraturas de múltiplas costelas, internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, deu início ao serviço de cirurgia torácica. A entidade, que tem como missão atender bem e trabalhar em prol da ampliação dos serviços de saúde, pôde oferecer a cirurgia com a chegada de uma equipe de cirurgiões torácicos que estão atendendo no hospital.
O paciente em questão estava internado há alguns dias e aguardava disponibilidade de leito em outra cidade para sua transferência e posterior possibilidade de realização do procedimento. No entanto, com a contratação mais recente do HSVP, a cirurgia pôde ser feita em Mafra, com menor desconforto ao paciente e sua família, evitando-se desgastes físico, emocional e financeiro.
“A realização da nova modalidade diminuirá o número de transferências desnecessárias, evitando transtornos e desconfortos aos pacientes e seus familiares, causados por uma remoção. É um avanço para o hospital, para a melhor assistência dos pacientes, como também uma economia aos cofres públicos”, comenta Paulo de Souza Fonseca Guimarães, um dos médicos que compõem a equipe.
ATENDIMENTO
A especialidade de cirurgia torácica estará disponibilizada no hospital para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) oriundos da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra e região, assim como para portadores de convênios e particulares. Os cirurgiões torácicos tratam doenças que acometem o tórax, dentre as quais as doenças dos pulmões, brônquios, esôfago, traquéia, pleura, mediastino, etc. O que inclui tratamento cirúrgico do suor em excesso (hiperidrose) de membros superiores, axila e face, como também intervenções menores, com o intuito de estabelecer um diagnóstico preciso. Além das consultas e cirurgias, a equipe também poderá realizar exames de endoscopia respiratória (broncoscopia).
EQUIPE
Os médicos da especialidade já estão atuando e assistindo os pacientes internados e do ambulatório do HSVP, conforme a demanda. Também estão disponíveis em situações de urgência e emergência. A equipe vem de Curitiba e é formada pelos médicos Paulo de Souza Fonseca Guimarães, Gustavo Higa Ogawa e Allan Augusto Ferrari Ramos de Oliveira.