A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP), realizou no último dia 23 a formatura de 134 novos servidores da perícia oficial. Os profissionais foram aprovados no concurso público de 2014 e direcionados para 31 cidades de Santa Catarina. A solenidade de formatura, coordenada pela da Academia de Perícias (Acape) aconteceu no Teatro Pedro Ivo Campos, na capital.
Os servidores já atuam na função de auxiliar criminalístico e no cargo de auxiliar de laboratório. Durante o mês de julho, os novos servidores iniciaram o curso de formação profissional na Acape. Durante as aulas teóricas e práticas, os profissionais ampliaram o conhecimento nas áreas de direito aplicado à perícia, criminalística, fotografia forense, papiloscopia, acidente de trânsito, genética forense, entre outras.
Em agosto, os profissionais passaram por um estágio supervisionado para conhecer melhor as áreas de atuação do IGP, aplicando os conhecimentos adquiridos. Em setembro, iniciou-se a rotina de atividades nas respectivas funções.
De acordo com o diretor da Academia de Perícias, perito criminalístico Giovani Eduardo Adriano, a chegada dos novos servidores representa uma melhora no atendimento à população. “O IGP ganhará mais efetivo, o que vai repercutir diretamente no atendimento, principalmente na emissão de laudos e na área de identificação. Quem ganha é a sociedade, com respostas mais rápidas e eficazes”, disse.
Em Florianópolis, 21 profissionais tomaram posse e vão atuar no Instituto de Criminalística e no Instituto de Identificação. Os demais foram chamados para os municípios de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, Sombrio, Tubarão, Videira e Xanxerê.
CONFIRA AS CIDADES E O QUANTITATIVO DE SERVIDORES LOTADOS NAS RESPECTIVAS COMARCAS:
Novos auxiliares criminalísticos
Araranguá – 3 servidores
Balneário Camboriú – 5 servidores
Blumenau – 10 servidores
Brusque – 3 servidores
Caçador – 3 servidores
Campos Novos – 3 servidores
Canoinhas – 2 servidores
Chapecó – 10 servidores
Concórdia – 3 servidores
Criciúma – 10 servidores
Curitibanos – 2 servidores
Florianópolis – 21 servidores
Itajaí – 6 servidores
Jaraguá do Sul – 3 servidores
Joaçaba – 5 servidores
Joinville – 10 servidores
Lages – 7 servidores
Laguna – 2 servidores
Mafra – 2 servidores
Palhoça – 6 servidores
Porto União – 2 servidores
Rio do Sul – 4 servidores
São Bento do Sul – 3 servidores
São Joaquim – 3 servidores
São José – 3 servidores
São Lourenço do Oeste – 2 servidores
São Miguel D´Oeste – 3 servidores
Sombrio – 2 servidores
Tubarão – 4 servidores
Videira – 3 servidores
Xanxerê – 2 servidores
Novos auxiliares de laboratório
Balneário Camboriú – 1 servidor
Criciúma – 1 servidor
Florianópolis – 1 servidor