Na quarta-feira 4, durante todo o dia aconteceu o II Seminário Catarinense de Baixa Visão de Mafra. O evento aconteceu no anfiteatro da Escola Ensino Básico Barão de Antonina, localizado no centro do município de Mafra. Durante o evento foi ministradas palestras organizadas pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento as pessoas com deficiência visual (CAP).
Participam do evento aproximadamente 130 professores de toda a região da Gerência de Educação, totalizando 13 municípios, que trabalham com alunos que possuem necessidades especiais. Além disso, participaram também do evento representantes das Apaes da região e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que trabalham diretamente com alunos com necessidades especiais.
Conforme a gerente de Educação (GERED) de Mafra, Eliane Hübl, o objetivo do seminário é capacitar todos esses profissionais de forma uniforme para que todos tenham capacidade de atender os alunos que precisam dessa atenção especial.
“Hoje o seminário é sobre a baixa visão, como trabalhar com a pessoa cega ou baixa visão. Quais são as técnicas, como se trabalhar, que ferramentas utilizar. Queremos capacitar o educador para sempre atender da melhor forma possível o aluno que necessita de atendimento especializado”, destaca a gerente.
O evento contou com duas palestras que foram ministradas pela pedagoga do CAP, Ivonete Badlhuk e pela psicóloga também do CAP, Mariana da Silva Livramento.
O seminário é realizado através de uma parceria entre Gerência de Educação (GERED) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).