A instalação da UPA trará importantes alterações nos serviços de atenção à saúde no município de Mafra, segundo o prefeito Wellington Bielecki. “Estamos mudando para melhor atender ao povo mafrense. Trabalhamos desde o início do ano para atendermos as necessidades burocráticas para colocar a UPA em funcionamento ainda neste primeiro semestre, pois sabemos das necessidades de saúde do nosso povo. O novo espaço trará certamente mais qualidade no atendimento ao paciente”. Ele afirmou ser uma honra poder entregar à população tão importante obra. Também homenageou a família do padre Aldo, pessoa de profunda humanidade.
Desde as 7 horas deste sábado, dia 1º de julho, a nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento padre Aldo Seidel, do Jardim América, iniciou o atendimento à população. A solenidade de inauguração aconteceu na noite da sexta-feira (30), com a presença de autoridades locais e estaduais, além da comunidade que prestigiou o evento.
Destina-se ao atendimento de urgência e emergência. Deve ser procurada em casos de problemas graves e tem capacidade de resolução de 90% das ocorrências sem necessidade de encaminhamento ao Hospital. O PA – Pronto Atendimento do hospital deve acolher casos encaminhados pela UPA e demais serviços de saúde para internação hospitalar, avaliação cirúrgica, dentre outros.
MAIS CONFORTO
A secretária de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga explicou que a UPA tem toda uma nova estrutura, mais tecnologia, novos equipamentos, oferecendo mais conforto e espaço ampliado ao paciente.
Segundo ela a estrutura física da nova unidade contará com sala de espera infantil e adulta, recepção de pacientes e acompanhantes, salas de exames, consultórios médicos, sala de sutura/curativo, farmácia, posto de enfermagem, sala de inalação coletiva, eletrocardiograma, radiologia geral, imobilização de fraturas, sala de coleta de material e quarto individual de curta duração. Futuramente, o espaço da UPA também deverá abrigar um laboratório de análises clínicas, o que facilitará ainda mais o acesso da comunidade aos exames médicos solicitados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Durante a solenidade de inauguração, a família do Padre Aldo Seidel – nome da UPA – foi homenageada com flores.
UPA
O projeto de instalação da UPA em Mafra teve início em 2009 e habilitado pela Comissão Intergestora Bipartide em julho de 2010. A unidade foi construída em terreno adquirido pela Prefeitura e edificada com recursos do Ministério da Saúde, no valor aproximado de R$ 1,4 milhão. Os outros aproximados R$ 1.384,130,96 de recursos do FUNDAM foram investidos na aquisição dos equipamentos médico-hospitalares e de materiais permanentes, para a UPA.
O projeto arquitetônico foi aprovado em Brasília, com algumas modificações para atender às exigências do Ministério da Saúde. Conta com uma área construída de 900 m².