A sede do Parque de Exposições “José Waldemar Ruthes” foi o local escolhido para o lançamento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que aconteceu dia 15 de julho do corrente ano. Este programa é projeto piloto que está sendo desenvolvido do estado de Santa Catarina, através do SENAR e FAESC com a cooperação dos Sindicatos Rurais.
O programa é uma mudança no sistema de trabalho do SENAR e representa novos desafios na profissionalização do campo.
O Sindicato Rural de Mafra em parceria com a Associação Riomafrense de Criadores de Ovinos e Caprinos e Ovinos – ARCCO, selecionaram os 25 (vinte cinco) produtores para participar do programa que pretende contribuir para uma melhor produção da propriedade rural e a sustentabilidade do setor agropecuário
O criador do rebanho de ovinos irá receber em suas propriedades a assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A assistência será diferenciada, executada com metodologia própria adaptada a verdadeira realidade do criador. Esse trabalho será desenvolvido pelo novo instrutor do Senar/SC; o médico veterinário Cesar Henrique Peschel Junior.
Segundo Cesar ”É um programa inovador, que trabalha com assistência técnica continuada, possibilitando ao técnico ter um acompanhamento melhor da evolução da propriedade, podendo ajudar a colocar novas tecnologias e principalmente saber o efeito financeiro dela, através do gerenciamento, o que acredito que é a parte mais importante deste projeto”.’
O presidente do sindicato João Romário Carvalho acredita que esse programa é voltado totalmente para a realidade do criador de ovinos.
Já no próximo mês de agosto será executada a primeira etapa do programa, que prevê visitas mensais às propriedades para a realização do diagnóstico produtivo individualizado, afim de que seja feito a elaboração de planejamento estratégico, adequação tecnológica e a capacitação dos produtores.