- Clique aqui para fazer o download gratuito do livro
De autoria de Ricardo de Campos, o livro busca apresentar o tema da Guerra do Contestado de forma mais interessante aos leitores. Para isto, o enredo da obra possui, além de várias informações e dados históricos, pitadas de ação, suspense e romance. Além disso, o livro apresenta, ao longo de sua narrativa, 80 fotos de época e um filme, o que torna a sua leitura mais rica e atrativa.
A obra relata a vida do jovem caboclo Tobias e sua famÃlia que sofreram as consequências da ganância de homens poderosos que, apoiados pelo Governo, construÃram uma estrada de ferro e uma gigantesca serraria e os expulsaram violentamente de suas terras assim como muitos outros moradores da região do Contestado. Seu pai foi morto defendendo a sua morada. Sua mãe encontrou refúgio na propriedade de um poderoso coronel. E seu irmão foi trabalhar na serraria Lumber e enfrentou a rotina perigosa vivida pelos operários. Mas Tobias escolheu algo diferente. Ele decidiu lutar pelo seu modo de vida e suas crenças. Ele se tornou um caboclo rebelde.
Para escrever o livro, o autor dedicou quatro anos em leituras e pesquisas bibliográficas e contou com o auxÃlio do pesquisador e professor de história Alexandre Assis Tomporoski. “A odisseia de Tobias tem como referência os resultados das principais e mais recentes pesquisas acadêmicas sobre o Contestadoâ€, afirma Tomporoski.
A obra está no formato de e-book, em PDF e E-PUB, o que permite a sua leitura em computadores, telefones celulares e tablets, e pode ser baixada gratuitamente no endereço www.caboclosrebeldes.blogspot.com.br. Neste blog, o leitor também tem acesso a outras fontes de informações sobre o tema como documentários, filmes, sites de museus, pesquisas acadêmicas e reportagens.
Segundo o autor, o principal objetivo do livro é oferecer uma alternativa para todos aqueles interessados em conhecer melhor este acontecimento que marcou a história não somente de Santa Catarina, mas também do Brasil e da América Latina. O autor ainda destaca, por fim, o seu potencial como material didático para o ensino do Contestado em escolas e universidades.