O jornalista Henrique Fendrich está lançando mais um livro de genealogia que diz respeito à s famÃlias de Mafra e Rio Negro. Trata-se de “Antepassados de Gaspar Xavier Paes e Júlia Rauenâ€, idealizado por Fábio Becker, descendente do casal, e publicado em parceria com o Clube de Autores. O casal que dá tÃtulo ao livro era natural de Rio Preto do Sul e vivia na localidade de Rio da Areia do Meio. Seus ancestrais estão entre os primeiros povoadores de Rio Negro e da Lapa. O livro encontra-se à venda no site do Clube de Autores.
Clique aqui para acessar o site de venda do livro
Os Xavier Paes são uma famÃlia com muitos descendentes na região. Eles têm origem em um paulista, Custódio Antônio Paes, que se mudou primeiro para a Lapa e depois foi para Rio Negro, onde foi suplente na primeira câmera de vereadores da cidade. Já os Rauen fizeram parte dos primeiros grupos de alemães que colonizaram Rio Negro.
O trabalho de Fendrich, no entanto, não se concentra nessas duas famÃlias, mas busca levantar o nome do maior número possÃvel de ancestrais do casal, em todos os ramos da sua árvore genealógica. Por isso, também aparecem sobrenomes como Sauer, Peters, Hack, Grein, Clemens, Schmitz, todas famÃlias pioneiras de Rio Negro e que possuem larga descendência em toda a região. Isso sem falar nas famÃlias de origem “brasileiraâ€.
A pesquisa relevou uma série de curiosidades sobre as origens do casal, como o fato de Júlia Rauen ter um padre de origem portuguesa entre os seus antepassados e também ser descendente do Cacique Piqueroby, que se opôs à ocupação portuguesa em suas terras, nas primeiras décadas dos anos 1500. Em alguns ramos de origem lusitana, chegou-se, inclusive, a encontrar antepassados que viveram antes do descobrimento do Brasil.
Segundo Fendrich, mais do que apresentar um sucessão de nomes antigos, o objetivo do trabalho é permitir aos descendentes um melhor conhecimento do seu passado e de como ele influencia o seu presente. Assim eles podem lançar um olhar mais apurado sobre si mesmos e a realidade que os cerca e estão mais capacitados a projetar o futuro.
Legal, acho que também faço parte dessa descendência sou Luane Paes e meus avós eram de Rio de areia Juvenal custódio Paes e Madalena Custódio Paes os dois eram primos.