Em estudo feito pelo IFDM – Índice FIRJAM de Desenvolvimento Municipal, Mafra apresentou um aumento significativo no índice de IFDM consolidado nas edições da pesquisa de 2018 para o ano base de 2016, comparado ao anterior, o cálculo é feito através de estudos nas áreas de Saúde, Educação e Emprego & Renda. O município ocupa a 36ª posição no ranking estadual e a 345ª no ranking nacional, apresentando 0.8089 pontos. Em 2015 o Município estava na 58º posição estadual e 491º nacional.
A saúde do município de Mafra ocupa a 6ª posição no ranking de desenvolvimento estadual e a 178ª no ranking nacional, levando em consideração que o Brasil tem 5.570 municípios. Essas informações são da edição da pesquisa do ano de 2018 para o ano base 2016.
A saúde apresentou 0.9418 pontos no índice o que significa um alto desenvolvimento na área, que segundo referencia do índice é caracterizado por notas superiores a 0.8 pontos.
Para a secretária de Saúde Jaqueline Fátima Previatti Veiga, “essa é uma pesquisa nacional realizada anualmente com bases em estatísticas públicas oficiais, e isso significa que mesmo com tantas dificuldades financeiras o município está bem posicionado, resultados das políticas públicas em saúde implementadas na gestão do prefeito Welington Bieleki”.
O QUE É O IFDM?
De acordo com a FIRJAM “O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego & renda, educação e saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde”.