Mafra e Canoinhas sediam o Seminário Escola da Terra

Por Assessoria - 18/07/2017

Entre os dias 17 e 19 de julho os municípios da AMPLANORTE estão participando do I Seminário Escola da Terra, que faz parte da Jornada Pedagógica iniciada em 2016, em parceria com a UFSC.

O evento ocorre em Mafra e Canoinhas simultaneamente com vasta programação de palestras, oficinas, apresentações e formulação de um inventário (diagnóstico) da realidade das escolas, uma forma de fazer um resgate histórico, valorizar, encontrar pontos positivos e negativos, conhecer e lançar um novo olhar, mais sensível, ao aluno e à realidade e dificuldades que este enfrenta no dia a dia.

Em Mafra participam docentes do próprio município e também de Papanduva e Monte Castelo, somando cerca de 250 participantes. No primeiro dia o encontro foi no Cineplus Emacite, no dia 18 os professores se reúnem no colégio CEMMA e no dia 19 é o momento das apresentações das Mostras, com o resultado dos trabalhos nos municípios participantes.

Em Canoinhas estão reunidos mais de 700 profissionais da educação de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras.

Esta capacitação é uma ação governamental chamada “Escola da Terraâ€, do MEC, que se desenvolve no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e destina-se especialmente à formação continuada e acompanhada dos professores. Essa ação propõe como principal estratégia a utilização de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a valorização de seu contexto sociocultural.

O pedido para que houvesse esta parceria com a UFSC veio do Colegiado de Educação da AMPLANORTE, no qual educadores dos dez municípios se reúnem periodicamente para colocar situações que podem ser resolvidas regionalmente.

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No início do ano os professores dos municípios associados à AMPLANORTE iniciaram esta Jornada Pedagógica Planalto Norte – Formação Escola da Terra. Já foram realizados diversos encontros regionais e também diretamente nos municípios, com a formação de mais de oitocentos professores.

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