A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu na última quinta-feira, dia 12 de maio, em Mafra, no auditório do Hotel Susin, o Encontro Regional de Supermercadistas do Planalto Norte. Além da discussão de temas que afetam diretamente o setor, também foi realizada uma palestra sobre gestão estratégica nas empresas com o consultor Paulo Magnus e uma apresentação da estrutura do Procon-SC pelos técnicos do órgão.
Estes encontros são realizados todos os anos em dez regiões do Estado e têm a finalidade de discutir as principais demandas dos empresários de cada região, apresentar as ações da entidade e promover a integração entre as lideranças do segmento.
Na mesma oportunidade, são detalhados os principais projetos desenvolvidos pela ACATS no momento, bem como é feita a apresentação da estrutura da ExpoSuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, de 21 a 23 de junho de 2016 em Joinville.
Para o presidente executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, os encontros regionais são oportunidades de discutir as principais demandas que afetam as empresas e estimular o intercâmbio e a troca de experiências entre os empresários. “O momento desfavorável da economia é um grande desafio para a gestão das empresas. E nessa hora não consideramos aspectos concorrenciais, e sim, ações e iniciativas que podem ser tomadas através da associação de classe em benefÃcio de todos”, afirmou. O evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) conta com patrocÃnio da RP Info, Gota Limpa e Silvestrin, além do apoio da Melitta. A participação é aberta aos empresários, tanto associados como os não associados, que podem aproveitar o evento para se filiar à entidade.
Vendas nos supermercados de SC
As vendas do setor supermercadista catarinense voltaram a ser positivas neste mês de março de 2016, fechando o trimestre com resultado acumulado perto de 3% superior ao mesmo perÃodo do ano passado. A ocorrência da Páscoa deste ano em março – em 2015 ela foi em abril – é um dos principais fatores que ajudam a explicar a reação. Em relação a março de 2015, o resultado foi 7,92% superior e comparando março com fevereiro o incremento foi de 10,42%. O acumulado no trimestre deste ano ficou em +2,98%.
Estes são dados de uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com empresas de todos os portes e regiões do estado, balizando a atividade do setor. Os Ãndices foram deflacionados pelo IPCA.