Com a queda das temperaturas, o município de Mafra através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, intensifica o atendimento de pessoas em situação de rua, percorrendo seus principais pontos de permanência. A abordagem tem como objetivo ofertar o serviço de acolhimento. Aqueles que aceitam a alternativa, são encaminhados para a CANoA, nome dado à Casa de Passagem executada através de entidade credenciada, a Associação Terapêutica Novo Amanhecer (ATENA).
“A ATENA expandiu sua atuação, para além da Comunidade Terapêutica com atendimento de dependentes químicos. A entidade dispõe também da Casa de Apoio Novo Amanhecer (CANoA) onde executa o serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua na modalidade Casa de Passagem”, explicou a secretária de Assistência Social Danielle Kondlatsch.
Para aquelas pessoas que não aceitam a oferta do serviço de acolhimento, a Secretaria de Assistência Social oferta cobertores para amenizar o frio, além de outros encaminhamentos.
CANoA
Nesse serviço, além do pernoite, os usuários recebem 4 refeições diárias, materiais de higiene, disponibilização de lavanderia para uso de acolhidos e roupas de cama e banho. A CANoA dispõe de equipe técnica capacitada para atuar no processo de saída das ruas, para aqueles usuários dispostos a isso. Além disso, também são atendidos imigrantes que chegam ao município em busca de oportunidades, evitando que permaneçam em situação de rua.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3643-7181 (SMASH) ou 3642-8382 (CANoA). Ambos atendem também através do whatsapp.