Tudo bem ser diferente…afinal quem não é? Com essa frase estampada em camisetas azuis, dezenas de pessoas espalhadas pela cidade de Mafra participaram, pela primeira vez no município, do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na última segunda-feira, 2 de abril.
Para o dia foram realizadas diversas ações, desde palestras na UnC, panfletagens nos semáforos das praças Lauro Muller e Hercílio Luz. As atividades ainda continuarão, com o ponto alto do movimento, que acontecerá no dia 11, na Secretaria Municipal de Educação, com uma roda de conversas com mães de autistas. O encontro terá a finalidade de proporcionar a troca de informações e de experiências e ainda oferecer apoio às famílias.
Autismo é um transtorno do desenvolvimento, chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujos principais sintomas são problemas de linguagem, de interação social e no comportamento (que é restrito e repetitivo).
DIVERSIDADE E HARMONIA
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma demonstração de respeito pela diversidade e harmonia, levando a conscientização, explicou uma das organizadoras do evento em Mafra, Ana Claudia Rauen, Coordenadora do setor de Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo ela foi tudo perfeito, com a população mostrando interesse e se importando com o projeto. “Muitas pessoas vinham nos perguntar sobre o que é o transtorno e como diagnosticá-lo”, explicou orientando que com o diagnóstico precoce melhor será qualidade de vida do cidadão autista. Sobre onde buscar o diagnóstico correto aconselhou: “os pais devem procurar o pediatra da criança, que deverá encaminhá-la para equipe técnica multidisciplinar da APAE ou ao AEE do Município, para uma possível avaliação e encaminhamento para o neuropediatra que fará a conclusão do diagnóstico”.
SENSIBILIDADE E RESPEITO
A Secretária de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado falou da importância do dia, por despertar nas pessoas a conscientização para esse transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Destacou também o trabalho que o Executivo vem realizando com as crianças mafrenses, através do Atendimento Educacional Especializado, demonstrando sensibilidade e respeito para com as famílias que precisam de apoio em casos como estes de Autismo e outros similares. “Na rede municipal de ensino nós procuramos dar todo suporte necessário àqueles que muitas vezes são subjugados pelas suas diferenças”, declarou desejando que o “dia” possa proporcionar reflexão sobre respeito, tolerância e amor ao próximo. “Que essa reflexão se materialize no nosso cotidiano e em nossas ações e atitudes”, concluiu.