“Um dia de cuidados da mulher” com palestra motivacional, atividades físicas, sorteio de brindes, apresentação de músicas e um depoimento emocionado de superação. Assim a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra marcou a passagem do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Auditório Municipal. Iniciando as atividades as presentes participaram de um momento de descontração e conscientização da necessidade de destinar um tempo para se cuidar, no que se refere a pratica de uma atividade física, coordenado pelo professor Rafael, do SESC. Na sequencia a representante do Grupo Amor Exigente, Dircélia Pilz Mazur proferiu palestra sobre o tema “Valorização da Mulher”.
Segundo Dircélia, o dia da Mulher tem razão de existir para mostrar a força e a energia que todas têm, pois são capazes de criar, inovar, cuidar, proteger e amar. “Essa capacidade é natural na mulher”, declarou. Apresentou as várias diferenças entre o homem e a mulher e destacou as cobranças que a mulher sofre por parte da sociedade, dos filhos, do marido, do emprego. “É uma questão cultural, pois a sociedade nos impõem, por exemplo, no quesito beleza, um padrão Gisele Bündchen”. Abordou ainda a questão da autoestima e da importância de mantê-la elevada, como forma de sentir-se capaz.
Após a palestra a professora de artesanato Bernadete Vila Lobos Drapala deu seu testemunho de superação, emocionando aos presentes. Ela descobriu um câncer de mama em 2010 fazendo o auto exame. Depois de confirmado o diagnóstico, passou por sessões quimioterapia e por cirurgia de retirada de mama. Mas graças a sua fé sempre se manteve ativa, trabalhando e vivendo junto aos filhos e netos. “Hoje estou curada, graças a minha fé em Deus e ao apoio da família e dos amigos”, declarou.
O dia de cuidados da mulher promovido pela Secretaria Municipal de Cultura teve ainda sorteio de brindes e homenagens com apresentações de músicas, interpretadas pelo professor Amauri Shafascheck. Os organizadores do evento agradeceram a todos os parceiros que colaboraram para a realização das atividades do dia 8 de março.
Faltou divulgação, tantos grupos de terceira idade, tantos lugares com grande fluxo de pessoas. Falta de organização e interesse dos responsáveis!!! Aposto que nem nos postos de saúde foram fazer divulgação!!!
A Nossa cidade com tantas mulheres e grupos de terceira idade e meia dúzia de pessoas, onde trouxeram os alunos para dar mais público, faltou divulgação.
Interessante nao divulgaram hoje fiquei sabendo 20de Março, pena eu gosto muito de participar de palestras
Muito interessante mas faltou divulgação !!! uma pena isso!!!!
E noticiada dez dias depois.