Santa Catarina é o quarto estado mais violento para as suas mulheres. Para encarar de frente esse grave problema social, a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, coordenada pela deputada estadual Luciane Carminatti, promove em todas as regiões do estado um ciclo de seminário regionais “Pelo fim da violência doméstica contra a mulher”. O ciclo já esteve em Guarujá do Sul, Lages e Iporã do Oeste. Nesta quinta-feira (28), foi a vez de Mafra sediar o seminário.
Ao longo do dia, no auditório da Universidade do Contestado (UnC – Campus Mafra), mulheres e homens de Mafra, Canoinhas, Major Vieira e Itaiópolis participaram do seminário, que discutiu as leis, direitos e políticas de responsabilidade do poder público no enfrentamento à violência doméstica, além de abrir espaço para poesia e performances artísticas de coletivos locais.
“Foi um seminário plural e enriquecedor, que levantou o debate sobre as diferentes formas de violência que atingem as mulheres e como cada um de nós pode fazer a sua parte para construir uma realidade diferente. Além de ações governamentais de proteção, precisamos de uma transformação na nossa cultura, para ter uma sociedade mais igualitária e solidária para homens e mulheres em nosso estado”, destaca a deputada Luciane, que palestrou sobre ações políticas para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
Os seminários acontecem em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/SC).