Uma sorveteria tradicional e com três décadas de história em Mafra foi transformada em vegana há cerca de um ano.
O casal Alexssandra e Diogo Von Linsingen herdou o estabelecimento dos avós de Alexssandra. Os dois, que eram ovolactovegetarianos há alguns anos, decidiram pelo veganismo após assistir a uma palestra do ativista vegano Oberom.
A sorveteria, que se chama Ilha da Fantasia, teve uma grande mudança e deixou de servir produtos com leite de vaca ou qualquer outro ingrediente de origem animal. Sendo assim, a primeira sorveteria vegana de Santa Catarina fica na cidade de Mafra
A Ilha da Fantasia oferece sorvetes de frutas clássicos como o de morango e também sabores cremosos como chocolate, paçoca e flocos. Todos os sorvetes são preparados de forma artesanal.
Os de fruta são à base do suco da própria fruta e os cremosos levam leite de coco, de banana ou de soja, dependendo do sabor.
Nenhum produto leva emulsificante e todas as casquinhas e cestinhas são veganas também. Segundo Alexssandra, os clientes não estranharam a mudança no estabelecimento e até hoje foram só elogios.
Além da questão filosófica, que moveu os proprietários a promoverem a mudança em seu comércio, a sorveteria ficou totalmente livre de lactose, o que acaba atraindo muitas pessoas que sofrem de intolerância ou alergia ao leite de origem animal.
Alguns clientes mais curiosos aproveitam ainda para aprender sobre o veganismo enquanto saboreiam os sorvetes.