Inicia neste sábado (14), no Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA), com solenidade de implantação oficial às 8h15min, e Aula Magna às 9h, o Curso de língua Ucraniana. Mafra será a cidade pioneira em Santa Catarina a receber o curso, que pretende se estender a outros municípios catarinenses. Com duração de três semestres, as aulas serão ministradas à distância a partir da Instituição Educacional da Ucrânia, aos sábados, das 9 às 11h.
O curso faz parte do projeto de extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), mediante convênio com a Universidade Pedagógica Nacional MyKhailo P. Dragomanov, de Kiev, Ucrânia, promovido pela Representação Central Ucraniano-Brasileira – RCUB e apoiado pela Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó. O Município de Mafra é parceiro do projeto, cedendo espaço físico e equipamentos de multimídia para a viabilização das transmissões das aulas.
MANTENDO VIVA A CULTURA UCRANIANA
O Curso de Língua Ucraniana tem por finalidade preservar as tradições, costumes, gastronomia, manifestações religiosas e artísticas entre os descendentes, mantendo viva a cultura ucraniana. Em Santa Catarina a colonização Ucraniana se verificou mais fortemente nas regiões do planalto norte e litoral norte, onde estão estabelecidas mais de 30 comunidades, distribuídas em 11 municípios. Em Mafra destaca-se a comunidade da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rito Bizantino Católico, na Vila Ferroviária.