A Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE, entidade sem fins lucrativos que atua no fomento ao empreendedorismo, tem foco, principalmente no jovem empreendedor. Estabelecendo políticas públicas e práticas institucionais voltadas aos micros e Pequenos empreendedores, a entidade conta com apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB e Observatório Social do Brasil – OSB, entre outras entidades apoiadoras e realiza neste sábado, (19/05), a edição 2018 do Feirão do Imposto.
Em Mafra, a entidade e apoiadores, estarão mobilizados nas proximidades da praça Hercilio Luz, quando farão um trabalho de conscientização popular na manhã do próximo sábado 19, a respeito do quantum de imposto é pago pelo contribuinte em alguns procedimentos do cotidiano. Neste intuito, haverá distribuição de material impresso, além de demonstrações in loco do valor relativo aos impostos na aquisição de determinados bens.
O slogan de 2018, “Pague 2, Leve1” por si só, já dá uma prévia de que a carga tributária suportada pelo contribuinte não é pequena e por muitas vezes ultrapassa 50% do produto ou serviço adquirido.
Entre os produtos e/ou serviços com maiores taxas de impostos destaca-se: energia elétrica (48,28%), gasolina (61,95%), cosméticos (55,27%), forno de micro-ondas (59,37%), maquiagem (69,53%) e os importados, também com altos índices tributários, como é o caso dos smartfhones (68,76%) e perfumes (78,99%).