O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC realizou a 2ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS” que traz à tona experiências exitosas no âmbito municipal do SUS. A mostra aconteceu nesta semana, entre os dias 10, 11 e 12 de abril, durante o 70º Congresso COSEMS de Santa Catarina na cidade de Piratuba. O evento contou com debates sobre atenção básica, governança, aplicações de recursos vinculados e teve como ponto forte a realização da 2ª Mostra “Aqui tem SUS” de Santa Catarina.
Neste ano, Mafra teve os 7 trabalhos apresentados premiados, que revelam “as atividades executadas na prática diária dos serviços de saúde do município”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Previatti. Das 180 experiências apresentadas, foram 60 selecionadas e 36 premiadas, sendo 7 de Mafra.
Segundo o COSEMS “A premiação tem o objetivo de dar visibilidade às práticas de saúde, propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas, estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções para o serviço”.
35º CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE
O evento acontecerá entre os dias 2 e 5 de julho, no Ulysses Guimarães Centro de Convenções – CCUG, em Brasília. Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o Congresso do CONASEMS promoverá o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.
Durante o evento, será promovida a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país. O evento também acolherá o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, de iniciativa do Conasems e desenvolvimento em conjunto com entidades parceiras, que tem como objetivo a implementação de estratégias de prevenção das arboviroses e do manejo do mosquito Aedes aegypt e suas consequências, com foco na capacitação de gestores e técnicos da Saúde.
O evento contará ainda com a tradicional “Feira Brasil Aqui tem SUS”, onde instituições e empresas, públicas e privadas, irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.
SETE EXPERIÊNCIAS PREMIADAS
Confira abaixo, as sete experiências apresentadas pela equipe de Saúde de Mafra que foram premiadas: