A situação constrangedora que alguns pacientes do Pronto Atendimento de Mafra no Hospital São Vicente de Paulo passaram no último dia 7 (sexta-feira) quando esperaram por mais de três horas para serem atendidos, foi tema na imprensa, redes sociais e na Câmara de Vereadores. A população mostrou sua revolta coma situação através de posts nas redes sociais e mensagens enviadas aos meios de comunicação de Riomafra.
Na noite do dia 7, segundo informações levantadas pela reportagem do jornal Gazeta de Riomafra, o PA de Mafra ficou cerca de 40 minutos sem luz, mais o que causou a revolta das pessoas que esperavam pelo atendimento médico, foi quando ficaram sabendo que os médicos e funcionários do Pronto Atendimento estavam comendo pizza e esfirra.
Segundo o vereador Elcion Peters (PSD) que foi procurado por volta das 22h30min por uma pessoa que estava no PA naquele dia, o HSVP possuí gerador e que havia outras salas com energia elétrica para uso das consultas, o que não justifica a pausa grande – cerca de quatro horas – no atendimento para os médicos jantarem.
O vereador disse que uma criança de 10 meses, um adolescente e uma idosa aguardavam atendimento desde as 19h30min e ao chegar no Pronto Atendimento foi recebido por um enfermeiro que explicou que a demora no atendimento era devido a falta de energia, mais ao adentrar dento do PA verificou que os médicos estavam comendo pizza e usando celular. “Daí tinha dois médicos lá, jogando no celular e comendo pizza e esfirras”, falou.
“Eles não tem tempo para atender, mais entrou quatro pizzas e uns pacotes de esfirra e para isso custa [demora] quatro horas para o atendimento”, apontou o vereador em sua fala durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores na última segunda-feira 10. Em parte de seu pronunciamento o vereador Elcion disparou: “Mas o que é isso, dizem sou médico, doutor concursado…e agora se acham deuses”? – disparou Elcion indignado.
O vereador destacou que imediatamente entrou em contato com a secretária municipal da Saúde, Jaqueline Previatti Veiga, relatando o ocorrido e solicitando que medidas urgentes fossem tomadas para que a situação da última sexta-feira não volte mais a ocorrer no PA de Mafra.
Nossa reportagem, falou com a secretária Jaqueline que preferiu não se manifestar a respeito do caso.
PARABÉNS AO VEREADOR ELCION!!! É PRA ISSO QUE ELEGEMOS NOSSOS REPRESENTANTES, EU, TEMPOS ATRÁS PRECISEI DESTE ATENDIMENTO DE MADRUGADA E FUI ATENDIDA MUITAS HORAS DEPOIS… E ONDE ESTAVAM OS MÉDICOS? ,QDO CHEGUEI NÃO HAVIA NENHUM PACIENTE , COM CERTEZA ESSES SERVIDORES"" ESTAVAM DORMINDO EM SUAS CASAS OU SEI LÁ O QUE FAZIAM !!! BASTA , "CHEGA DESSA FARRA "
E ainda se vangloriam de utilizar quase 35% da arrecadação do município com saúde. Mas, afinal para onde vai o dinheiro, se os atendimentos tanto no PA, quanto nos postos, na sede da secretaria e até mesmo dos agentes comunitários é ineficiente e inoperante. A saúde de Mafra vive de aparências, temos postos e secretarias bonitos, com ar condicionado, em todas as salas, mobilia nova, muita gente para (teoricamente) prestar os serviços, mas o atendimento à população, que é o que interessa, é péssimo, isso é sinal de que o dinheiro é mau gasto, porque dinheiro tem, mas, é usado para maquiar os péssimos serviços prestados. Queremos médicos! Queremos atendimento humanizado! Queremos ser atendidos em nossa cidade (com especialistas que o municipio possui aos montes)! Queremos administradores que atentem para as necessidades do povo! Chega de faz de conta e dinheiro da saúde sendo aplicado só em fachadas!!!!!
Lamentável.
Parabéns ao vereador Élcio, em meio a tantas notícias de corrupção, encontramos você trabalhando e exercendo o seu papel de político de forma honesta, que luta e briga pelo bem estar do povo e não por interesses particulares como a grande maioria.
Isso é uma vergonha o atendimento desses médicos e aquelas recepcionistas que ficam ali na frente se achando, vou relatar três fato que ocorreu na minha família por esses dias. Minha netinha estava com febre dois dias minha filha levou ela no P.A nove horas da manhã e foi atendida era meio dia! A médica deu uma dose de Dipirona para ela sendo que já tínhamos dado e deixou elas desde essa hora até três horas da tarde não fez exame nada pra ver o que ela tinha. Ela ficou lá pra ver se a febre baixava mais só a hora que eles acharam necessário ela ir embora que voltaram a medir a temperatura da bebê. A temperatura já tinha baixado bem antes da hora que resolveram mandar elas embora. Meus filhos dentro de dois meses os dois se acidentaram de moto chegamos com eles no P.A eles vem com grosseria dizendo que não precisam de acompanhante como que uma pessoa acidentada em uma maca não precisa de acompanhante? E ainda atropelam agente como se fossemos cachorros, dizendo que vao chama a segurança eles querem respeito mais não dão respeito.Colocam soro nas pessoas e depois que acaba demora tempo pra ir tirar.
Senti na pele e apoio tudo oque o vereador Elcion falou nesta mesma sexta-feira do ocorrido cheguei no PA As12:30e sai de la as16:00hrs tendo 3 médicos atendendo .ai vcs acham que precisa dizer mais alguma coisa .Isso sem contar que o atendimento de algumas recepcionistas é uma vergonha estúpidas se a pessoa esta ali é porque nao está bem ficam ali tirando sarro da nossa cara aonde não passamos de palhaços para eles.Precisamos de mais vereadores e tambem uma secretária da saúde que lute pelo povo.somos nos que pagamos vcs.Elcion Parabens vc é pelo povo mesmo antes de ser vereador ja lutava ajudando familias desesperadas no PA que subiam e sobem pedir a sua ajuda no hospital.Deus abençoe Vc e sua familia.
A vergonha, e mal atendimento não correu somente na fata de luz, antes desse ocorrido tbm precisei utilizar desse serviço, pois não existe pediatra de plantão nessa cidade em finais de semana, nem pelo plano sc saúde, muito menos no PA.
Vi várias crianças passando mal, inclusive minha filha, onde a mesma teve o diagnostico errado pelo médico.
Ate quando a população vai permanecer calada, e aceitar tal situação