Merendeiras da educação infantil e do ensino fundamental das escolas da rede municipal de educação frequentaram, no período de férias escolares, o Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, no Centro de Treinamento da Epagri, em Joinville, visando a atualização profissional e o aperfeiçoamento profissional, bem como a constante adequação às normas de higiene e manipulação de alimentos. O curso, de 16 horas/aula, contou com duas turmas somando 40 merendeiras, nos períodos de 11 e 12 e 25 e 26 de julho e foi realizado em parceria com a Epagri.
Conforme explicações das nutricionistas do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Zanini Kundlatsch e Leticia Pimentel, as merendeiras do município recebem capacitações frequentes, pelo menos uma vez ao ano. “Em paralelo a essa formação, neste ano estão acontecendo, na própria secretaria, capacitações de 10 módulos, com o tema “Comida de Verdade”, para as merendeiras que não participaram no ano passado”, explicaram.
As merendeiras Roseli Sokolski, que atua no CEM Beija-Flo.r e Nady Moreira de Almeida Sauer, da EMEB Mário de Oliveira Goeldner, consideraram o curso como excelente. “Foi fantástico em todos os aspectos. Desde o local até o aprendizado”, declararam. Elas destacaram a importância de proporcionar esses momentos de renovação. “Aprendemos diversas receitas de aproveitamento integral dos alimentos, bem simples e gostosas e de utilização de produtos direto da horta para a cozinha”, declaram. Alguns exemplos das inovações aprendidas foram o hambúrguer de lentilha, o bolo sem leite e sem ovos e ainda o pão feito com a planta ora-pro-nóbis.
Dentre os temas abordados, destacam-se:
– A importância do manipulador de alimentos;
– Regras de ouro no preparo dos alimentos;
– Higiene do manipulador;
– Adequação do local de manipulação; e
– Práticas culinárias.