A merendeira da escola municipal CEIM Sara Rosa Rodrigues, Khiara Caroline Izipato conquistou o 1ª lugar na etapa salgada do Desafio “Empreendendo na Cozinha”, com a receita Almôndega Nutritiva. O concurso foi lançado pela Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e o julgamento aconteceu na sexta-feira, dia 10 no auditório da Amplanorte.
Em segundo lugar ficou Gislaine Krupacz, da EMEB Avencal do Saltinho, com o Pão de cabotiá e em terceiro, ficaram empatadas Amanda Christina de Assis, da EMEB Mario de Oliveira Goeldner, com a receita Empadinha de Tilápia com couve-flor e Leonilda França do CEIM Gunther Werner, com o Pão de feijão com patê de talos.
Ao todo foram 10 receitas inscritas, elaboradas com ingredientes que possam ser utilizados na alimentação escolar e com a utilização integral do alimento – uso de partes não convencionais, incluindo cascas, talos, folhas, frutas, sementes e flores, aumentando a variedade de nutrientes.
Criatividade e Inovação
O objetivo do Desafio “Empreendendo na Cozinha” foi despertar nas merendeiras das escolas municipais de Mafra a criatividade e a inovação. As receitas inscritas foram submetidas à avaliação prévia das nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, para análise da utilização de ingredientes permitidos, conforme a legislação do PNAE.
Resultado do desafio das merendeiras – etapa salgada
1º Lugar – 101 Pontos – Khiara Caroline Izipato – Almôndega nutritiva;
2º Lugar – 93 Pontos – Gislaine Krupacz – Pão de Cabotiá;
3º Lugar – 89 Pontos – Amanda Christina de Assis – Empadinha de tilápia com couve-flor;
3º Lugar – 89 Pontos – Leonilda Casturina França – Pão de feijão com patê de talos.
Amor e dedicação
A Vice-Prefeita, Celina Dittrich Vieira parabenizou a todas as participantes “que trabalharam com amor e dedicação, e que, como resultado apresentaram essas deliciosas iguarias que, além de saborosas são saudáveis para as nossas crianças”.
A Secretária Jamine Emmanuelle Henning enalteceu o trabalho da equipe da educação, das nutricionistas, merendeiras e demais funcionários das escolas, que sempre se empenham em todas as ações propostas. “A cada chamado feito para promover o melhor para nossas crianças, todos respondem com o maior entusiasmo, mostrando comprometimento e amor ao trabalho. Parabéns à todas as participantes e, em especial às vencedoras”, declarou.