Com a função de acompanhar e monitorar as metas do Plano Municipal de Educação, membros do Fórum Permanente do Plano reuniram-se em julho para discutir e deliberar propostas de alteração das estratégias apresentadas pelo Colegiado de Educação da Amplanorte – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense.
Na reunião foram discutidos vários itens, sendo acatadas algumas sugestões de alterações, além de serem acrescentadas sugestões de algumas estratégias, como por exemplo a busca ativa para evitar que nenhuma criança de 0 a 17 anos esteja fora da escola.
As alterações aprovadas pelo Fórum serão posteriormente encaminhadas à Câmara de Vereadores de Mafra, acompanhadas das justificativas. A reunião cumpriu o calendário estabelecido pelo regimento interno do Fórum Municipal de Educação, que determina a realização de reunião semestral.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada Município. É também um instrumento de cidadania e uma garantia de direitos, além de ser instrumento fundamental contra a descontinuidade das políticas, uma vez que norteia a gestão da educação. Aborda o conjunto de todo atendimento educacional existente no município, envolvendo as escolas municipais, estaduais e rede privada, nos diferentes níveis e modalidades da educação, das creches até a universidade e que, portanto, deve contar com a participação do governo e da sociedade civil.
O relatório bienal do Plano Municipal de Educação – PME, com vigência de 2014 a 2024, foi aprovado em Audiência Pública realizada em outubro de 2017, quando representantes das instituições organizadas do município e a sociedade em geral participaram da aprovação. A íntegra do relatório encontra-se publicado no site www.mafra.sc.gov.br, na página da Secretaria Municipal de Educação.