O Ministério da Educação reconheceu três cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados por instituições de ensino superior das regiões norte, sul e sudeste do país. Em Santa Catarina, foi reconhecido o curso de mestrado profissional em engenharia civil, sanitária e ambiental da Universidade do Contestado (UnC). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta, 20.
“A abertura desses cursos de mestrado profissional nessas três instituições vai ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho da região”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.
Em Minas Gerais, foi reconhecido o mestrado profissional em gestão de serviço em saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já o estado do Pará teve reconhecido o mestrado acadêmico de educação em ciências e matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
As propostas dos novos cursos foram aprovadas e recomendadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) pelo Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC, em reunião realizada no ano passado. São recomendados para reconhecimento os programas stricto sensu avaliados com nota igual ou superior a três.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Somente os cursos reconhecidos pelo CNE/MEC estão autorizados a expedir diplomas de mestrado e doutorado com validade nacional.