O movimento “O Sul é o meu país” encaminhou a Câmara de Vereadores de Mafra, uma solicitação para abertura do espaço público na casa Legislativa, para que possam realizar um evento a população mafrense para o lançamento do livro “O Sul é o meu país” no próximo dia 25 (quinta-feira), às 19h30min, além de apresentar o tema à população mafrense. Neste evento, serão avaliadas as possibilidades pacíficas e plesbicitaria de tornar o Sul brasileiro um território livre e independente.
Em reunião na sessão ordinária, o presidente da Câmara disse que estará avaliando o pedido do movimento para liberação do espaço público na casa legislativa, onde os mesmos estarão se manifestando sobre a liberação do espaço ao movimento nos próximos dias.
Cidades vizinhas como Canoinhas, já cederam o espaço para o movimento explanar seus objetivos demonstrando ser um ato pacífico.
Saiba o que é o Movimento O Sul é o Meu Pais
Desde julho de 1992, o Movimento Separatista que começou no Sul, movimenta gaúchos, catarinenses e paranaenses em defesa da realização de um plebiscito, para saber se as populações dos três Estados da região aceitam se separar do Brasil para formar um novo país no continente Sul-Americano, o que se dará em outubro próximo, com as eleições municipais. Esta ideia surgiu em 1836 com a Revolução Farroupilha, cujo objetivo foi transformar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na República do Piratini, entre o Uruguai e o Brasil.
O movimento Farroupilha ainda é comemorado pelos gaúchos no dia 20 de setembro, principalmente nos Centros de Tradições e cantam o Hino Rio-grandense em lugar do Hino Nacional Brasileiro.
O movimento separatista do Triângulo Mineiro também já foi mencionado através de publicações, propondo separação desta região do Estado de Minas Gerais. Porém, este é um movimento que não defende a separação do Triângulo da Federação brasileira, ao contrário do movimento do Sul que deseja criar um novo país, independente do Brasil.
A “Guerra do Contestado” também eclodiu um movimento separatista e de tendência monarquista no estado do Paraná e Santa Catarina, onde, em 2006, o movimento separatista do sul ressurgiu com força em um congresso regional na cidade de Brusque.
Este movimento possui um estatuto registrado e aprovado em Assembleia Geral de seus membros que dizem estar garantidos pela Lei de Registros de Pessoas Jurídicas. Ele se baseia no conceito de autodeterminação dos povos e, segundo os defensores da separação do Brasil, não é um partido político, mas um movimento popular legítimo.
Celso Deucher é o historiador e fundador do movimento O Sul é o Meu País, onde palestrou na quarta-feira dia 20/07 em Canoinhas.
Durante o evento, ele explicou as diretrizes do movimento, que nasceu da indignação com os sucessivos planos econômicos frustrados da retomada da democracia. Deucher disse ainda, que o movimento quer respeitar a Constituição Brasileira e que o caminho separatista a ser seguido é o legal. Tanto que no dia 2 de outubro, paralelo à eleição municipal, será realizado um plebiscito consultivo, uma espécie de consulta informal com 5% dos eleitores do Sul para saber a opinião dessas pessoas sobre a separação do Sul. O resultado dessa consulta será levado a órgãos internacionais em busca de apoio. Membros do movimento em Canoinhas devem fazer a consulta em locais de votação estratégicos da cidade. Deucher falou ainda sobre o argumento de contrários ao movimento que o acusam de xenófobo. “Isso é uma bobagem. Nós mesmos somos estrangeiros. Viemos da Europa, da Ásia… Quem mora aqui é cidadão daqui” – comentou.
Existe um setor minoritário dos gaúchos defende o separatismo que estarão participando de uma votação no mesmo dia das eleições municipais, 2 de outubro, onde será respondida a pergunta: Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul formem um país independente?
Para esta votação, estão sendo convidados a votar em um plebiscito consultivo, eleitores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
O movimento tem como objetivo, alcançar uma meta mínima de 1 milhão de votantes, ou aproximadamente 5% (cinco por cento) dos eleitores dos três estados do Sul. Seus integrantes acreditam que o plebiscito realizado no Reino Unido vai fortalecer o que será realizado no sul do país.
Na convocação para o plebiscito se diz que “o Povo Sulista nunca teve a oportunidade de votar se gostaria, ou não, de continuar sendo brasileiro”. Informa ainda, que com esse será feita uma declaração pública para ingressar com uma representação nos fóruns internacionais e mesmo em Brasília, solicitando serem ouvidos de forma oficial, através de um plebiscito, como fez a Escócia recentemente e fará a Catalunha.
Organizado em 1191 municípios, possui bandeira, Declaração de Direitos e quase um milhar de seguidores em redes sociais. Acima, a bandeira do novo país.
Na página no movimento na internet (http://plebisul.org) explica-se que o “objetivo principal do Plebiscito que vai consultar a população dos três estados do sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sobre as possibilidades pacíficas e democráticas de se criar um novo Estado no âmbito internacional, é gerar com seu resultado uma declaração pública inequívoca se o Povo destes estados deseja, ou não, se tornar um país independente”.
#bastadebrasiliaosuleomeupais
sullivre.org
nordeste brasileiro de acordo com o ibge ,a terceira região do brasil que mais produz riquezas ! só perde para a região sudeste,e região sul , centro oeste , região norte, no ano de 2016.de acordo com o impostõmetro arrecadou mais de 215 bilhões de reais em impostos !na produção de alimentos. é a quarta região do brasil que produz mais ou menos entre .18 a 19 milhões de toneladas de alimentos, só perde para a região centro oeste,região sul e a região sudeste .e está na frente da região norte, maior produtor de gesso,maior produtor de sal,melão,maior produtor de petroléo em terra,segundo maior produtor de confeccões, pib produto interno bruto no ano de 2014 ,805 bilhões de reias em riquezsa, etc,etc
LIBERDADE É NOSSO FOCO
Carlos Zatti
1
É de Anita Garibaldi,
Guairacá e Tiaraju
— Regada pelo Iguaçu —
Esta terra que tem dono,
Como dito, com entono,
Pelos nossos ancestrais,
Cruzando campos gerais,
Caciques que cá menciono.
2
Vai do Paranapanema
Ao Chuí, o nosso mapa
— Terrame de gente guapa —
Rio Uruguai de permeio:
Tem gaúcho e “pé-vermeio”,
Barriga verde também;
É união que nos convém
A igualar nosso rateio.
3
O tal verde-amarelo
Se desbota de vergonha
Nesta terra da congonha,
Erva mate — chimarrão;
Neste pedaço de chão,
Nossa bandeira é azul;
Nossa Pátria é o Sul
Gravada no coração.
4
Liberdade é nosso foco,
Onde cada qual já diz
Sim, “O Sul é o meu País”
União Sul Brasileira:
Três estrelas na bandeira,
Em heráldica perfeita!
Nossa gente insatisfeita
Quer viver à sua maneira.
5
Nós queremos liberdade,
Para a terra do pinheiro,
Do pampa, missioneiro,
Do gaúcho e do biriba,
Porto Alegre, Curitiba,
Florianópolis também;
Do trabalho é que advém
O progresso, que o estriba.
6
Cataratas do Iguaçu,
Ilha Santa Catarina,
Cada coxilha sulina,
São marcas meridionais,
Mas, seu povo, mais e mais
Perde a sua liberdade,
Seu ganho é pela metade
Pois Brasília quer demais.
7
Capital do “mostra–bunda”
De suas filhas degradadas,
Mundo a fora são mostradas,
Nas festas, televisão,
Tal qual fosse educação
E cultura nacional,
— Ícone do carnaval —
Mas não é nossa nação.
8
Essa coisa mui banal
Até pode ser Brasil;
Não condiz com nosso anil
Colorido no estandarte,
Pois não é a nossa arte,
Nem o sonho do futuro;
Sabemos que osso é duro,
Sabemos o que é descarte.
9
Os impostos que ela drena
Sem retorno condizente
De tudo que nossa gente
Produz e colabora…
Já chega — chegou a hora
De deixar de ser otário,
Com todo esse numerário
Dá pra gente cair fora.
10
Cair fora sem receio,
Sem medo de ser feliz;
Será o Sul nosso País,
Nossa Pátria, nosso chão;
Pondo alma e coração
Neste nosso Movimento
Libertário, que é memento
Em princípios de Nação.
11
Não queremos mais Brasília
Como nossa capital,
Nem queremos carnaval
Como nossa identidade;
A nossa felicidade
Se traduz na honradez,
E que nunca tenha vez
O jeitinho impunidade.
12
E, além de tudo isso:
Este filho tem idade
— Lei da Cissiparidade —
Para ter autonomia,
E gerir a economia
Do próprio suor, que gera;
E a mãe-pátria se venera
Com a mesma fidalguia.
—- 0 —-
Eu voto a favor da independência do Sul, assim como outros sete movimentos que existe hoje no Brasil todos querem fugir desta carga tributaria de 53% , trabalhamos 6 meses só para pagar impostos, temos o congresso brasileiro o mais caro e corrupto do mundo e você ainda acha que deve ficar só trocando de partidos e políticos!! Acorda amigo, enquanto você contribui com 10 salários por 35 anos para se aposentar o politico basta só 8 anos. Você após aposentado recebera no máximo 3 salários, enquanto seu politico com 100% dos vencimentos. Você acha isso certo?
Não é só nós do Sul o povo do Nordeste também tem as mesmas dificuldades.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina proibiu o plebiscito que pretendia saber dos cidadãos dos três estados do Sul do país se eles gostariam de se separar e formar uma nação independente. A consulta pública informal é organizada pelo movimento O Sul é Meu País. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O grupo separatista pretendia obter 1 milhão de votos (equivalente a 5% do eleitorado da região Sul) para pleitear a separação. A votação seria promovida no mesmo dia das eleições municipais, e as urnas, instaladas a poucos metros dos locais de votação.
Porém, a ideia é considerada um delito, segundo o TRE-SC. A incitação à separação territorial é citada no artigo 11 da Lei 7.170/1983, que define as violações relacionadas à segurança nacional, à ordem política e social. A punição para esse tipo de delito varia de 1 a 4 anos de prisão.
Responsável pela decisão, o desembargador eleitoral Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu também pediu à Polícia Federal que investigue a vontade do grupo de se separar do restante do país. A mudança de incitação à separação para tentativa propriamente dita também aumenta a pena, que varia de 4 e 12 anos.
A decisão do TRE-SC alcança também o nome da consulta, que não poderá ser chamada de plebiscito. Segundo o desembargador, esse tipo de pleito é exclusivo do Executivo e do Legislativo, e o uso desse termo pode confundir a população, levando-a a acreditar que se trata de algo oficial.
Basta esta informação do amigo para responder sua resposta.
Outra coisa a constituição do Brasil já mudou 8 vezes a ultima em 1988 e o nosso país tem mais de 4 mil artigos nas leis, enquanto nos Estados Unidos tem no máximo 250.
Outra grande informação; O Brazil é o único pais do mundo que remunera vereadores, tem 35 partidos políticos que consomem um bilhão por ano, enquanto no USA existe 930 partidos e nenhum deles recebe verbas do governo.
Eu fico pensando: Alguns cidadãos batem no peito dizendo ter orgulho de ser brasileiro.
1. Tralhar de Jan ate 2 de Jun só para pagar impostos é motivo de orgulho?
2. Apesar dessa carga tributária ver irmãos nossos morrendo nas filas dos hospitais é motivo de orgulho?
3. Esperar 18 meses para fazer um exame de endoscopia é motivo de orgulho?
4. Ver 60.000 assassinatos por ano e desses e apenas 11% dos culpados são denunciados é motivo de orgulho?
5. Ser o 86° no ranking mundial de educação é motivo de orgulho?
6. Não ter nenhum prêmio Nobel, enquanto a Alemanha, que foi destruida 2 X em um século tem
103 prêmios. A Argentina tem 5. Isso é motivo de orgulho?
7. A USP, melhor universidade brasileira, é a 222° colocada no ranking da educação. Se orgulha disso também?
Vou ficar por aqui.
Pensem nisso, irmãos brasileiros!
O Sul tem graves problemas. Essas pessoas que defendem a separação não conhecem a realidade. Acham que aqui no Sul é o paraíso. Acham que não há corrupção também. Pobres inocentes. O Rio Grande do Sul está falido. Santa Catarina um caos na saúde e no Paraná o governo manda a política atacar professores. Esse é o país que vocês querem? Defender a separação é um absurdo e até mesmo um crime, conforme cita a Constituição. O povo deveria se unir e lutar por um Brasil melhor, ao invés de ser egoísta e querer se afastar um dos outros.
O plebiscito não tem como base separar os três estados, mas sim consultar se a população apóia a ideia de um dia se separar
O povo sulista de fato tera uma otima oportunidade de se manifestar. Nao podemos perder este momento. Poderemos sim optar em sermos livres deste sistema corrupto de brasilia.
O Sul já é realidade, serem o melhor país da América do Sul.
O Sul já é uma realidade, seremos o melhor país da América do Sul.
Eu e minha familia apoiamos o movimento O Sul é o Meu País. E dizemos SIM pra um novo País
O sul tem potencial para se tornar um país desenvolvido, e com impostos menores, já q normalmente, dos impostos gerados aqui, 80% 'some'
No dia 01/10/16 eu voto SIM no plebisul
Sou a favor SUL INDEPENDENTE!!!
O movimento tem motivos claros e plausíveis ( políticos, econômicos e culturais) enquanto quem é contra apresenta o sentimentalismo como base "sou brasileiro", e mais umas duas ou três palavras que nem sabem o que realmente significa.
BASTA de Brasília! O SUL É. O MEU PAÍS!!!
Sou a favor de um Sul independente!
Podemos ver que não faltam motivos claros e plausíveis (políticos, econômicos, culturais, etc…), enquanto quem é contra apela para " sentimentalismo".
Existe apenas um morivo
Uma boa matéria. Abrangente.
Eu fico pensando: Alguns cidadãos batem no peito dizendo ter orgulho de ser brasileiro.
1. Tralhar de Jan ate 2 de Jun só para pg impostos é motivo de orgulho?
2. Apesar dessa carga tributária ver irmãos nossos morrendo nas filas dos hospitais é motivo de orgulho?
3. Esperar 18 meses para fazer um exame de endoscopia é motivo de orgulho?
4. Ver 60.000 assassinatos por ano e desses e apenas 11% dos culpados são denunciados é motivo de orgulho?
5. Ser o 86° no ranking mundial de educação é motivo de orgulho?
6. Não ter nenhum prêmio Nobel, enquanto a Alemanha, que foi destruida 2 X em um século tem
103 prêmios. A Argentina tem 5. Isso é motivo de orgulho?
7. A USP, melhor universidade brasileira, é a 222° colocada no ranking da educação. Se orgulha disso também?
Vou ficar por aqui.
Pensem nisso, irmãos brasileiros!
Desde a sua colonização o Sul não passa de mero escravo desse sistema corrupto e falido. Temos todos os requisitos para sermos um país independente e próspero. Porquê ficar sustentando o que não funciona? Vamos pensar nas futuras gerações, será que merecem passar o que estamos passando à séculos?
Somos livres dentro da democracia para expressarmos nossas ideias e convicção, porém usar de palavras discriminatórias e chamar os integrantes do movimento de xenofóbico, só demostra total falta de conhecimento sobre nossos ideais de Independência. Quem quer ficar com o Brasil do jeito que está tem todo o direito assim como os Sulistas tem seu direito de pleitear pela secessão. Quando conhecerem melhor o que esse poder instalado em Brasília esconde de seu povo e o quanto podemos ser melhores e prósperos entenderá nossos Ideais !!! Chega do Sul sustentar Brasília e suas oligarquias !!!
O sistema de Brasilia não deu certo. Precisamos de um novo modelo de gestão. O movimento o sul é meu país tem uma proposta muito interessante. Em 01 de outubro eu voto SIM
O Brasil é o país que não deu certo!
Temos o combustível mais caro do mundo, onde este mesmo é vendido para os Argentinos, Uruguaios, Paraguaios por R$ 0,86 ( oitenta e seis centavos ), enquanto para seu provo por quatro vezes mais.
As piores índices de educação , saúde e segurança é do Brasil. Estamos atrás de todos os países da América do sul, competindo com Serra Leoa e outros da Africa.
Além do mais temos os políticos mais caros e corruptos do mundo. E ai na sua cidade o se o prefeito, presidente da Câmara não deseja ceder o espaço para mostrarmos a verdade que a maioria escodem, acho melhor pensar duas vezes na hora de votar nestes. Só é contra o movimento quem não o conhece e voce que se diz contra estará convidado a conhecer, ai sim poderá se decidir se é ou não a favor.
Nossa reunião em Mafra será neste fim de mês. contato 4799864846
Aqui temos tudo sobre o movimento: sullivre,org
Lamentável que ainda existam pessoas cegas!! Somos escravos de BRasilia, que nos rouba todas as nossas riquezas, e ainda tem gente que apóia isso!!! Brasileiro infelizmente é sinonimo de CORRUPÇÃO, JEITINHO BRASILEIRO, IMORAL, PROSTITUIÇÃO, CARNAVAL PROMISCUO, FUTEBOL CORROMPIDO…. Isso é significado da palavra "brasileiro". Eu nao quero levar essa carga negativa… nao sou nada disso e luto sim por uma Nação de verdade, onde a Etica, Honradez, Honestidade, Familia, dignidade, sejam os valores que me representam!!
Brasilia rouba não só as riquezas do SUL….. Rouba todas as regiões… o Nordeste é um dos mais prejudicados, pois dizem que nossos impostos vão para lá, mas nao! Fica todo em Brasilia para os CORRUPTOS! Sabiam que dos 80%de impostos que vai para Brasilia, menos de 4% vai para os outros estados???? Pensem nisso!!!
Em reunião na sessão ordinária, o presidente da Câmara disse que estará avaliando o pedido do movimento para liberação do espaço público na casa legislativa, onde os mesmos estarão se manifestando sobre a liberação do espaço ao movimento nos próximos dias.
Cidades vizinhas como Canoinhas, já cederam o espaço para o movimento explanar seus objetivos demonstrando ser um ato pacífico.
Saiba o que é o Movimento O Sul é o Meu Pais
Desde julho de 1992, o Movimento Separatista que começou no Sul, movimenta gaúchos, catarinenses e paranaenses em defesa da realização de um plebiscito, para saber se as populações dos três Estados da região aceitam se separar do Brasil para formar um novo país no continente Sul-Americano, o que se dará em outubro próximo, com as eleições municipais. Esta ideia surgiu em 1836 com a Revolução Farroupilha, cujo objetivo foi transformar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na República do Piratini, entre o Uruguai e o Brasil.
O movimento Farroupilha ainda é comemorado pelos gaúchos no dia 20 de setembro, principalmente nos Centros de Tradições e cantam o Hino Rio-grandense em lugar do Hino Nacional Brasileiro.
O movimento separatista do Triângulo Mineiro também já foi mencionado através de publicações, propondo separação desta região do Estado de Minas Gerais. Porém, este é um movimento que não defende a separação do Triângulo da Federação brasileira, ao contrário do movimento do Sul que deseja criar um novo país, independente do Brasil.
A “Guerra do Contestado” também eclodiu um movimento separatista e de tendência monarquista no estado do Paraná e Santa Catarina, onde, em 2006, o movimento separatista do sul ressurgiu com força em um congresso regional na cidade de Brusque.
Este movimento possui um estatuto registrado e aprovado em Assembleia Geral de seus membros que dizem estar garantidos pela Lei de Registros de Pessoas Jurídicas. Ele se baseia no conceito de autodeterminação dos povos e, segundo os defensores da separação do Brasil, não é um partido político, mas um movimento popular legítimo.
Celso Deucher é o historiador e fundador do movimento O Sul é o Meu País, onde palestrou na quarta-feira dia 20/07 em Canoinhas.
Durante o evento, ele explicou as diretrizes do movimento, que nasceu da indignação com os sucessivos planos econômicos frustrados da retomada da democracia. Deucher disse ainda, que o movimento quer respeitar a Constituição Brasileira e que o caminho separatista a ser seguido é o legal. Tanto que no dia 2 de outubro, paralelo à eleição municipal, será realizado um plebiscito consultivo, uma espécie de consulta informal com 5% dos eleitores do Sul para saber a opinião dessas pessoas sobre a separação do Sul. O resultado dessa consulta será levado a órgãos internacionais em busca de apoio. Membros do movimento em Canoinhas devem fazer a consulta em locais de votação estratégicos da cidade. Deucher falou ainda sobre o argumento de contrários ao movimento que o acusam de xenófobo. “Isso é uma bobagem. Nós mesmos somos estrangeiros. Viemos da Europa, da Ásia… Quem mora aqui é cidadão daqui” – comentou.
Existe um setor minoritário dos gaúchos defende o separatismo que estarão participando de uma votação no mesmo dia das eleições municipais, 2 de outubro, onde será respondida a pergunta: Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul formem um país independente?
Para esta votação, estão sendo convidados a votar em um plebiscito consultivo, eleitores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
O movimento tem como objetivo, alcançar uma meta mínima de 1 milhão de votantes, ou aproximadamente 5% (cinco por cento) dos eleitores dos três estados do Sul. Seus integrantes acreditam que o plebiscito realizado no Reino Unido vai fortalecer o que será realizado no sul do país.
Na convocação para o plebiscito se diz que “o Povo Sulista nunca teve a oportunidade de votar se gostaria, ou não, de continuar sendo brasileiro”. Informa ainda, que com esse será feita uma declaração pública para ingressar com uma representação nos fóruns internacionais e mesmo em Brasília, solicitando serem ouvidos de forma oficial, através de um plebiscito, como fez a Escócia recentemente e fará a Catalunha.
Organizado em 1191 municípios, possui bandeira, Declaração de Direitos e quase um milhar de seguidores em redes sociais. Acima, a bandeira do novo país.
Na página no movimento na internet (http://plebisul.org) explica-se que o “objetivo principal do Plebiscito que vai consultar a população dos três estados do sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sobre as possibilidades pacíficas e democráticas de se criar um novo Estado no âmbito internacional, é gerar com seu resultado uma declaração pública inequívoca se o Povo destes estados deseja, ou não, se tornar um país independente”.
Pensem, só queremos uma confederação municipalista, já eles querem muito dinheiro e mordomias….
Então você quer uma suíça para o POVO???
Eles querem uma suíça para eles….
Você quer saúde de primeira qualidade para sua família??
Eles querem saúde do Albert Einstein pra eles…
Você quer educação para seus filhos???
Eles querem que seus filhos sejam Burros…
Assim eles se perpetuam no poder…….
Vire o jogo, acabe com essa sacanagem……
No dia primeiro de outubro vote sim, eu quero uma nova nação, terá uma urna aí perto da sua casa…
http://www.sullivre.org.
Por tudo isso queremos mudar
Porque quero mudança neste país de corruptos. Brasil o país com os maiores impostos do mundo, os políticos mais caro e corruptos do mundo, único país do mundo que remunera vereadores. Este Brasil não funciona, por isso queremos mudanças
Sou contra, sou brasileiro com muito orgulho de Norte a Sul de Manaus a Porto Alegre.
Sou contra, sou brasileiro com muito orgulho de Norte a Sul. de Manaus à Porto Alegre.
De quando em quando em época de crise pelo qual estamos passando existem grupos com este tipo de pensamento que exige separação do sul do país ou apenas tem um sonho. não vou entrar no mérito da questão apenas dar meu posicionamento sou contra. pelo simples fato de que o meu sentimento de nação não vem de apenas uma região. o mesmo amor que tenho por Mafra por exemplo tenho por Apucarana, Maringá, Londrina e Manaus. sou brasileiro com muito orgulho seja aqui no sul ou em Belém do Pará. e além do mais isso me soa meio xenofobia.
Enquanto o norte faz festa, o SUL PAGA A CONTA. Chega de carregar o Brasil nas Costas. Independência JÁ! Vamos adotar o dolar com moeda, a bandeira azul e vermelha, Curitiba vira capital do novo país, fazem uma nova constituição, e adeus BRASIL e da vergonha de ser brasileiro.
Boa estamos esperando Aplaudidíssimo