Nesta quarta-feira (09) aconteceu a cerimônia oficial de abertura da Unidade Móvel Saúde da Mulher SESC que possui estrutura para oferecer exames gratuitos de mamografia digital e exame citopatológico (papanicolau – que previne o câncer de colo uterino). De acordo com a Coordenação da Atenção Básica da Prefeitura de Mafra, os profissionais de saúde do SESC vão realizar estes exames para a população. A equipe disposta no caminhão é composta somente por mulheres, tornando mais confortável a realização dos exames.
EXAMES AGENDADOS
Os profissionais das Unidades de Saúde (enfermeiros e agentes comunitários) da cidade e interior fizeram um levantamento das mulheres que se encaixavam nos pré-requisitos básicos para realizar os exames.
Para mamografia, as mulheres devem ter entre 50 a 69 anos, ou terem expressa recomendação médica para a realização do exame fora dessa faixa etária. Como há um limite desse procedimento pelo caminhão, foram distribuídas 636 vagas para as mulheres que já estavam na fila do SUS para realização destes procedimentos. As vagas restantes foram divididas entre as unidades de saúde de cada bairro.
A coordenação de Atenção Básica lembra ainda que as mulheres que estão dentro da faixa etária e por ventura não foram agendadas neste primeiro momento, podem procurar atendimento médico e estas seguirão o fluxo que já era adotado pelo SUS e pelas Unidades de Saúde.
Para os preventivos o processo foi semelhante ao da momografia. Vale destacar que ainda há vagas para este exame nas Unidades de Saúde. A mulher que já possui vida sexual ativa, não está dentro do seu ciclo menstrual e não fez cirurgia de retirada de útero e que deseja realizar o exame, deve procurar a sua unidade de saúde e buscar informações deste agendamento com os enfermeiros da unidade.
MAIS ATENDIMENTOS
Há também a possibilidade da mulher ir direto à Unidade Móvel Saúde da Mulher SESC para realização do preventivo. Porém, a mesma fica sujeita às vagas disponíveis do dia. Para realizar o atendimento de exame preventivo diretamente no SESC, a mulher deve além de ter vida sexual ativa, não estar no ciclo menstrual corrente, não ter realizado cirurgia de retirada de útero, não ter feito atividade sexual nos últimos dois dias e não usar produtos de higiene íntima no dia da coleta. Deve levar consigo seu documento de identidade e comprovante de endereço.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Coordenação da Atenção Básica pelo telefone: (47) 3645-3931.