ONG Voz do Rio tem nova diretoria
Há 9 anos - Atualizado em
Por Gazeta de Riomafra

ONG Voz do Rio tem nova diretoria

Em 30 de abril deste ano a nova diretoria da ONG Voz do Rio foi escolhida, sendo eles André César Schiavini como presidente e sua vice Márcia Regina Koller. As secretárias foram divididas entre Eliana Gutstein como secretária executiva, Ana Marta Schafaschek. Secretaria para Assuntos de Sustentabilidade, Devair Rodrigo Jaros a frente da Secretaria para Assuntos de Planejamento Urbano e Rural, Gisele Ziebarth de Lara como Secretaria de Turismo e Marlus Steffani Rosa de Lara comandando a Secretaria de Cultura e Esporte. O Conselho Fiscal é composto por Romi Puchivailo, João Carlos Alves e Antonio Tripoli.

O biólogo Júlio César Costin, fundador e ex-presidente da ONG Voz do Rio, faz questão de frisar que a entidade jamais recebeu verbas públicas e não cobra mensalidades ou anuidades, atuando apenas com ambientalistas voluntários. Júlio alerta ainda para a necessidade de efetivar Parques Naturais nos município, conforme consta no Estatuto da VDR: Parque do Passo em Mafra e Parque da Pirambeira em Rio Negro.

O atual presidente, André César Schiavini tem como meta efetivar um dos grandes objetivos previstos no Estatuto da ONG Voz do Rio: estender ações por toda a extensão do rio Negro, desde a nascente, em Campo Alegre até Três Barras e Canoinhas. A ONG é constitutiva do Comitê de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do rio Canoinhas e rio Negro, via Consórcio Intermunicipal Quiriri e Amplanorte, no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O QUE É A ONG VOZ DO RIO

A ONG Voz do Rio é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza ações ecológicas desde 2004 por iniciativa de um grupo de ambientalistas locais. A voz do Rio foi Oficialmente criada em 03 de abril de 2009, tem sede em Mafra e subsede em Rio Negro, sendo atualmente considerada uma referência quando o assunto é meio ambiente em Riomafra. A ONG faz parte ainda de inúmeros conselhos municipais, entre eles o Conselho de Meio Ambiente em Rio Negro e está cadastrada em diversos organismos do Brasil, como o Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, do Ministério do Meio Ambiente(CNEA) pela Portaria 191 de 06 de junho de 2012.

MARCO AMBIENTAL

Através do projeto S. O. S. Rio Negro, a Voz do Rio promove anualmente eventos que visam à preservação da natureza. O evento teve início em fevereiro de 2007, tendo dezenas de ambientalistas participando de expedição que percorreu 65 km de navegação a remo, no rio Negro.

Em novembro de 2011, o S. O. S. Rio Negro reúne cerca de 70 entidades e 300 voluntários na beira e no leito da área central do rio Negro. A limpeza foi promovida durante o evento e resulta em 4,5 toneladas de resíduos retirados da natureza. Também foi realizado o repovoamento de 3 mil alevinos de peixes locais e 3 mil mudas de árvores nativas foram plantadas na mata ciliar. Os organizadores realizaram o pedágio ecológico com distribuição de 500 kits contendo lixeiras para carros, material educativo e mudas de árvores nativas.

Por conta da parceria do Lions Clube de Rio Negro e da ONG, em 2011 o Lions recebeu o Troféu “Top 100 Clubs in Planting”, premiação do Lions Internacional por ter se distinguido entre os 100 clubes do Planeta que mais plantaram árvores no período, compondo a meta de plantio de 13 milhões de mudas por todo o globo terrestre. E o fato está definitivamente registrado na publicação da “Revista Lion 2012”.

Durante os outros anos, a Voz do Rio continuou sua batalha na proteção do meio ambiente e datas como o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial da Água eram usados para promover ações de conscientização através de distribuição de mudas e palestras para a população riomafrense. Em novembro de 2013, cerca de mil mudas de árvores nativas plantadas na mata ciliar do rio Negro foram distribuídas na Vila Paraná, Ponte dos Peixinhos, Pirambeira e Pery, em Mafra. Outras mil mudas de árvores frutíferas foram distribuídas em “Pedágio Ecológico”  entre Mafra e Rio Negro e sete mil alevinos soltos no rio Negro. Em 2013 foram 1.400 kg de resíduos sólidos retirados do meio ambiente.

CELESC E VOZ DO RIO JUNTOS PELO MEIO-AMBIENTE

Em março deste ano, mais uma edição do S.O.S rio Negro foi realizado e dessa vez a ONG contou com a parceria da Celesc. A mata ciliar do rio Negro e rio da Lança foram beneficiadas com mil mudas  de árvores frutíferas distribuídas em “Pedágio Ecológico” e também plantadas na mata ciliar. O total de resíduos sólidos recolhidas chegaram a 1.500 kg em 2015.

PROJETO MENINAS DO RIO

O Clube Soroptimista procurou a ONG Voz do Rio para firmar parceira no “Projeto Meninas do Rio”. Após seguir critérios de seleção, foram escolhidas jovens que receberão treinamento para serem líderes em assuntos de meio ambiente, junto à comunidade, com ênfase nas enchentes do rio Negro. Igualmente terão curso universitário subsidiado.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.